Com relação às aptidões que cada aluno pode apresentar, o primeiro aspecto a trabalhar em uma turma é identificar entre as crianças aquelas que são mais inibidas ou tímidas. Na musicalização, pretendemos vencer muitas dessas dificuldades, por meio de um processo de sensibilização que só a arte e a música podem oferecer. Para isso, durante as primeiras aulas, você deve observar cada uma delas, buscando as que se integram menos ao grupo. A partir dessa análise, você passa a agir. Nos contatos iniciais com a turma, você logo identifica as crianças mais tímidas, o que é normal em qualquer grupo.
Para trabalhar esta questão, a primeira coisa que você irá pensar é em não rotular, ou seja, não estabelecer um conceito imediato sobre o comportamento da criança. Nunca se refira ao aluno como “calado”, “quietinho” ou “vergonhoso”, seja diretamente a ele, seja quando estiver falando sobre ele para outras pessoas. Ao contrário, você deve pensar em trabalhar para integrar, puxar para o coletivo, e nunca evidenciar o problema da timidez.
Em todas as atividades, nunca deixe de fazer com que os mais tímidos participem e procure sempre garantir que eles possam se expressar, estimulando-os a isso. Entretanto, não os coloque como primeiros ou últimos a falar, pois isso pode evidenciar o problema, ou dificultar a atuação deles. É fundamental respeitar o tempo de cada criança, sempre garantindo que ela participe efetivamente de todas as atividades desenvolvidas pela turma.
Além dos alunos mais inibidos, um outro grupo merece atenção. São as crianças que apresentam necessidades especiais, principalmente aquelas em que isso ainda não foi diagnosticado corretamente. Para aquelas cujo problema já é conhecido, proceda da maneira indicada pelo profissional que faz o acompanhamento.
Quando um professor trabalha com musicalização, consegue perceber rapidamente as crianças que têm dificuldades específicas, ou necessidades especiais. Às vezes, uma criança, que é aparentemente tímida, pode ter algum tipo de necessidade especial, como dificuldade auditiva, falta de coordenação rítmica e motora, ou mesmo emocional. Ela, certamente, precisa do acompanhamento de um profissional especializado.
Na sua relação com as crianças, em geral, seu procedimento será sempre de quem está envolvido com a atividade. Por isso, o professor precisa brincar com as crianças. Como a atividade tem de ser encarada como algo lúdico, perceba que não dá para impor nada. O ritmo das atividades vai sendo adaptado a cada momento, ao longo do tempo.
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Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:
A importância da música na primeira infância
Atividades rítmicas usando o corpo
Atividades rítmicas com instrumentos
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