WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Musicalização infantil - aptidões da criança

Musicalização infantil - aptidões da criança

 

Com relação às aptidões que cada aluno pode apresentar, o primeiro aspecto a trabalhar em uma turma é identificar entre as crianças aquelas que são mais inibidas ou tímidas. Na musicalização, pretendemos vencer muitas dessas dificuldades, por meio de um processo de sensibilização que só a arte e a música podem oferecer.  Para isso, durante as primeiras aulas, você deve observar cada uma delas, buscando as que se integram menos ao grupo. A partir dessa análise, você passa a agir. Nos contatos iniciais com a turma, você logo identifica as crianças mais tímidas, o que é normal em qualquer grupo.

Para trabalhar esta questão, a primeira coisa que você irá pensar é em não rotular, ou seja, não estabelecer um conceito imediato sobre o comportamento da criança. Nunca se refira ao aluno como “calado”, “quietinho” ou “vergonhoso”, seja diretamente a ele, seja quando estiver falando sobre ele para outras pessoas. Ao contrário, você deve pensar em trabalhar para integrar, puxar para o coletivo, e nunca evidenciar o problema da timidez.

Em todas as atividades, nunca deixe de fazer com que os mais tímidos participem e procure sempre garantir que eles possam se expressar, estimulando-os a isso. Entretanto, não os coloque como primeiros ou últimos a falar, pois isso pode evidenciar o problema, ou dificultar a atuação deles. É fundamental respeitar o tempo de cada criança, sempre garantindo que ela participe efetivamente de todas as atividades desenvolvidas pela turma.

Além dos alunos mais inibidos, um outro grupo merece atenção. São as crianças que apresentam necessidades especiais, principalmente aquelas em que isso ainda não foi diagnosticado corretamente. Para aquelas cujo problema já é conhecido, proceda da maneira indicada pelo profissional que faz o acompanhamento.

Quando um professor trabalha com musicalização, consegue perceber rapidamente as crianças que têm dificuldades específicas, ou necessidades especiais. Às vezes, uma criança, que é aparentemente tímida, pode ter algum tipo de necessidade especial, como dificuldade auditiva, falta de coordenação rítmica e motora, ou mesmo emocional. Ela, certamente, precisa do acompanhamento de um profissional especializado.

Na sua relação com as crianças, em geral, seu procedimento será sempre de quem está envolvido com a atividade. Por isso, o professor precisa brincar com as crianças. Como a atividade tem de ser encarada como algo lúdico, perceba que não dá para impor nada. O ritmo das atividades vai sendo adaptado a cada momento, ao longo do tempo.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o curso Educação Infantil – Musicalização Infantil.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Musicalidade Infantil:

A importância da música na primeira infância

Atividades rítmicas usando o corpo

Atividades rítmicas com instrumentos

Canções de roda

Atividades lúdicas

Temas musicais

Formação do coral infantil

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?