WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inseminação artificial em bovinos: seringa, tronco de contenção e sala de apoio

O tronco de contenção é a estrutura usada para imobilizar bois e vacas, por meio de compressão e da limitação dos seus movimentos

Inseminação artificial em bovinos - seringa, tronco de contenção e sala de apoio

A seringa é uma estrutura que normalmente é composta de várias réguas de madeira, fixadas em angulação variável com o tamanho do próprio curral de manejo de bovinos. Em outras palavras, a seringa é o local de afunilamento da cerca, em um dos cantos do curral de manejo, para fazer o gado entrar mais rapidamente.


Essa estrutura conduz bois e vacas ao tronco coletivo ou ao embarcadouro. Entretanto, deve apresentar a área na forma de um trapézio, com um dos lados retos, ou semicircular, ou ainda se apresentar como ¾ de círculo, evitando, com isso, que os bovinos se comprimam para entrar no tronco.

Tronco de contenção

O tronco de contenção é a estrutura usada para imobilizar bois e vacas, por meio de compressão e da limitação dos seus movimentos.


Tronco de contenção


O tronco de contenção é a estrutura usada para imobilizar bois e vacas, por meio de compressão e da limitação dos seus movimentos. Também chamado de brete de contenção, é utilizado para conter os bovinos, individualmente, para trabalhos que requerem sua imobilização. Esse tronco é fabricado por empresas especializadas, devendo ser fixado ao solo, em laje de concreto, logo após o tronco coletivo.


A área do tronco de contenção deve ser coberta para evitar a incidência do sol e de água de chuva no sêmen. Se possível, a área onde o tronco de contenção se localiza deve possuir uma boa iluminação para os trabalhos noturnos, além de oferecer um ponto de suprimento de água.


Um último recurso importante é a tomada de energia elétrica, para eventual utilização de equipamentos, como o ultrassom.


Para os bovinos, é necessário um brete de contenção, com travas manuais, para agilizar o trabalho e evitar acidentes. Devido ao temperamento mais dócil, o gado leiteiro pode ser inseminado no próprio estábulo, porém as novilhas podem necessitar de contenção em tronco.


Sala de apoio


A sala de apoio deve ser um cômodo próximo ao tronco, que serve para preparar e armazenar o material de inseminação, botijão de sêmen e outros materiais. Entretanto, é importante que seja uma área limpa, fresca e, de preferência, com armário, geladeira e uma pia para limpeza do material.

 


Acesse o link abaixo e conheça mais sobre Inseminação Artificial em Bovinos:


Botijão de nitrogênio


Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

wellyton mptta souza

14 de dez. de 2016

Como fazer um brete na propiedade com madeiras recicladas e outras obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de dez. de 2016

Olá Wellyton,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

marconde

14 de abr. de 2015

Gostaria de saber o preço do brete e forma de pagamento

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de abr. de 2015

Olá, Marconde!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que busque por este produtos em lojas especializadas em pecuária para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?