WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inseminação artificial em bovinos: curral de manejo

O curral de manejo dos bovinos a serem inseminados compreende à área cercada onde estes chegam e ficam à espera de entrarem no local onde serão contidos

 
Inseminação artificial em bovinos - curral de manejo

O curral de manejo dos bovinos a serem inseminados compreende à área cercada onde estes chegam e ficam à espera de entrarem no local onde serão contidos para realização dos respectivos procedimentos de inseminação artificial. Esse curral pode ser cercado por diferentes tipos de material, como as réguas de madeira presas a esteios de madeira ou de cordoalhas presas a esteios de concreto.


O mais importante do curral de manejo de bois e vacas é que a cerca seja alta e resistente o suficiente, para a contenção dos bovídeos, e que ofereça uma área mínima de conforto para os animais.

Curral de manejo de bovinos

O curral de manejo pode ser cercado por diferentes tipos de material, como as réguas de madeira presas a esteios de madeira ou de cordoalhas presas a esteios de concreto.


A construção do curral de manejo pode ser feita, utilizando-se materiais bastante variados, inclusive combinados. No entanto, na escolha, deve-se levar em conta dois fatores importantes:


1. Os currais de cordoalha apresentam menor custo de fabricação e sua manutenção é mais prática e barata.
2. O curral de madeira apresenta uma vida útil maior.


A construção inadequada do curral de manejo diminui a produtividade do do gado bovino, dificulta o manejo e expõe as pessoas e os bovídeos a maiores riscos de acidentes. Por isso, o curral de manejo deve permitir a realização de apartação, marcação, descorna, vacinação, castração, pequenas cirurgias, exames ginecológicos, inseminação artificial, pesagem dos bovinos, além do embarque e do desembarque de bois e vacas.

Da mesma forma, o curral deve estar localizado em um terreno plano, que permita rápido escoamento de água da chuva e de limpeza. Os solos mais arenosos possuem essas propriedades, sendo, portanto, aconselháveis. Em solos argilosos, é recomendado o calçamento do curral.


O curral de manejo dos bovinos não deve ficar a grandes distâncias dos pastos, por isso, em propriedades muito grandes, serão necessários mais de um curral, distribuídos para oferecer facilidade de acesso.

As estradas que levam a essa construção devem estar em bom estado, durante todo o ano. Além disso, em hipótese alguma deve faltar água e energia elétrica nas instalações do curral de manejo de bovídeos.

Acesse o link abaixo e conheça mais sobre Inseminação Artificial em Bovinos:


Botijão de nitrogênio

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

BRUNA MOREIRA

11 de jun. de 2018

Qual o ano da publicação ?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun. de 2018

Bom dia Bruna,

A data de publicação é 04/09/2013.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?