WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Depressão pós-parto: saiba mais sobre esse assunto!

A depressão pós-parto pode aparecer quando a mãe acha que não está desempenhando bem o seu papel e surge nos primeiros meses depois do nascimento do bebê

Depressão pós-parto: saiba mais sobre esse assunto!   Artigos Cursos CPT

 

Euforia, medo, culpa, a mãe está vivendo novas emoções. A depressão pós-parto pode aparecer quando a mãe acha que não está desempenhando bem o seu papel. Ela surge nos primeiros meses depois do nascimento do bebê. Tristeza e desinteresse pelas atividades normais são os sintomas principais. Mas também pode ocorrer crise de choro, perda de apetite, insônia, sensação de desamparo. "O fundamental em uma situação dessas é não superestimá-la, imaginando que o problema seja mais sério do que realmente é. Essa não é a primeira nem a única situação em que as fantasias entram em choque com a vida real, trazendo problemas aparentemente insuperáveis", afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê.

A futura mamãe, no momento da gestação, deve procurar fazer curso para gestante, quando poderá questionar e solucionar todas as dúvidas relacionadas à gestação, conversar com o ginecologista, ler, assistir a fitas de vídeo, além de procurar contar com o apoio do marido e de pessoas próximas, e buscar forças dentro de si para superar os desafios. São atitudes que farão deixar paratrás esses momentos difíceis, abrindo caminho para as horas felizes com que a mamãe tanto sonhou.

Para prevenir, ou pelo menos atenuar os efeitos da depressão pós-parto, podem ser adotados alguns procedimentos simples, durante e depois da gravidez, como:


- Durante os nove meses:
Prepare-se para a chegada do bebê, buscando informações sobre o parto e a rotina dos recém-nascidos. Converse com outras mães, não só sobre os bons momentos, mas também sobre os desafios da maternidade. Quando a mãe trabalha fora, nos primeiros meses depois do parto, é inevitável a interrupção das atividades, o bebê vai exigir a atenção da mãe 24 horas por dia. Escolha com antecedência o pediatra. Deve ser alguém paciente e disponível.

- Na maternidade:
Procure dormir nas primeiras seis horas após o parto. Encarregue o marido ou um parente de evitar barulho e confusão.

- Em casa:
Habitue-se, na medida do possível, a dormir nas mesmas horas do bebê. Depois de estabelecer uma rotina de amamentação, reserve um horário por semana para fazer o que gosta: ir ao cinema, arrumar o cabelo, fazer compras ou dar uma volta à pé pela vizinhança. A mãe poderá estar super segura quanto aos cuidados com o bebê, sendo preciso ter confiança e paciência, e solicitar ajuda do marido em algumas tarefas diárias.

Quando o bebê completar um mês, deve-se reservar um programa especial apenas para o casal, como sair para jantar.

Aumente seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:


- Papinhas caseiras preparadas para bebês podem ser congeladas?
- Leite materno: o melhor remédio para a vida do seu bebê

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no Vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?