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Atividades físicas para diabéticos: 14 vantagens dos exercícios físicos

Exercícios físicos podem ser milagrosos para você que tem diabetes!

Atividades físicas para diabéticos: 14 vantagens dos exercícios físicos   Artigo CPT

O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado. O exercício físico, nesse caso, auxilia na perda de peso, além de diminuir a resistência celular à ação da insulina, favorecendo o controle da glicemia dos diabéticos. Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado, afirma a professora Mara Silvera do Curso CPT de Atividades Físicas para Diabéticos. 


Nos dois casos, o exercício deve ser bem controlado.A partir de então, a tríade dieta, medicamentos (quando necessário), e exercício, fundamentados em um processo educacional, formam o princípio do tratamento do diabetes. Especificamente no diabetes tipo 1, ou insulinodependente, o exercício auxilia no controle da glicemia, porque durante a contração muscular a célula torna-se mais permeável à glicose, possibilitando, muitas vezes, ao indivíduo reduzir a dose de insulina.

Já no diabetes tipo 2, ou não insulinodependente, existe uma diminuição da resistência celular à ação da insulina, possivelmente ocasionada pela deformação dos receptores devido ao excesso de gordura corporal, característico nesses pacientes. 

Principais vantagens:

1. Facilitam a queima de glicose pelos músculos, melhorando o controle diário do diabetes;
2. Nos obesos, colaboram com a redução do peso;
3. Aumentam a ação da insulina e dos hipoglicemiantes orais;
4. Aumentam o número de receptores e sua capacidade de ligação com a insulina (encaixes bioquímicos) em tecido gorduroso, músculos e outros órgãos, diminuindo, assim, a resistência da ação da insulina nesses tecidos;
5. Permitem aos bem controlados e com peso normal a ingestão de mais calorias correspondentes a esse gasto;
6. Reduzem os fatores de risco cardiovasculares;
7. Aumentam o fluxo de sangue muscular e a circulação nos membros inferiores, principalmente nos pés, prevenindo, assim, os efeitos da arteriosclerose;
8. Reduzem a quantidade diária de insulina;
9. Contribuem na redução do colesterol e dos triglicerídeos no sangue;
10. Colaboram na redução da pressão arterial;
11. Reduzem a perda de massa óssea (osteoporose), atuando como fator mecânico de reconstrução óssea;
12. Permitem a manutenção da massa magra (músculos);
13. Melhoram a disposição geral e a sensação de bem-estar;
14. Aliviam as tensões cotidianas e ajudam no controle da ansiedade.

Como vimos acima, a prática de atividades físicas promove não só benefícios fisiológicos como psicológicos, sendo o aspecto de lazer e entretenimento proporcionado pela prática de atividades físicas e esportivas, altamente desejável.

Os parâmetros psicológicos passíveis de mudança com o exercício físico podem ser assim visualizados:

Depressão — Diminui
Bem-estar — Aumenta
Atitude positiva em relação ao trabalho — Aumenta
Autoconfiança — Aumenta
Autoestima — Aumenta


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Exercícios físicos como prevenção e tratamento do diabetes

Exercícios mais adequados para os diabéticos

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Por Andréa Oliveira.

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