WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

3 fatores que afetam o desenvolvimento das hortaliças

Temperatura, água e vento são os três elementos que mais afetam o desenvolvimento de hortaliças. Sendo assim, é de suma importância que o horticultor saiba sobre o poder de cada um deles e tome suas precauções

3 fatores que afetam o desenvolvimento das hortaliças   Artigos CPT

Temperatura, água e vento são os três elementos que mais afetam o desenvolvimento de hortaliças. Sendo assim, é de suma importância que o horticultor saiba sobre o poder de cada um deles e tome suas precauções para não por em risco sua produção. A elevação da temperatura tem efeito marcante na redução do período de desenvolvimento, antecipando a época de colheita de um grande número de produtos hortícolas. Por intensificar a atividade respiratória, promove aumento da transpiração, modificações na coloração, nos teores de sólidos solúveis e de outros constituintes químicos.

Valores extremos de temperatura (altas ou baixas) contribuem para a incidência de desordens fisiológicas, aumentando a suscetibilidade à deterioração. A duração de exposição, a qualidade e intensidade de luz afetam as características de qualidade, tais como coloração e espessura da casca, tamanho, peso, além dos teores de sólidos solúveis (ácidos, açúcares, vitamina C) que dependem da fotossíntese para serem produzidos.

A disponibilidade de água é fator crítico nas fases de crescimento e maturação. O estresse hídrico pode ter efeito negativo na suculência dos tecidos bem como na aparência externa, reduzindo o peso fresco e o volume do produto devido ao murchamento pela perda do turgor celular. Em regiões onde as chuvas são escassas, torna-se necessário o uso de irrigação. Por outro lado, o excesso de chuvas é desvantajoso não só por modificar a composição dos produtos (diluição dos constituintes químicos com redução da qualidade), como também por dificultar a colheita, reduzir o período de vida útil e aumentar a incidência do ataque de microrganismos.

Ventos excessivos danificam a estrutura física dos tecidos mais delicados, causando abrasões em folhas e frutos jovens, em decorrência do atrito com as outras partes do vegetal. As abrasões prejudicam a aparência pela formação de cicatrizes e predispõem os produtos a doenças, uma vez que essas áreas danificadas têm pequena resistência à penetração por microrganismos.

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sarah Ferreira da Silva

16 de mai. de 2023

Agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mai. de 2023

Olá, Sarah Ferreira da Silva! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?