WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como derreter chocolate

As técnicas são simples, basta testá-las e escolher aquela que você mais gostar

 

Tanto para o banho-maria quanto para o micro-ondas, é preciso picar o chocolate. Foto: DeviantART

Antes de começar a fazer os ovos de Páscoa, o primeiro passo é aprender a derreter as barras de chocolate. Para isso, você pode utilizar o banho-maria, o micro-ondas ou a derretedeira elétrica. Essas técnias são simples. Mas, para aplicá-las corretamente, é preciso conhecer o passo a passo de cada uma e escolher aquela que melhor se adeque a sua realidade.

Cada uma das formas de derretimento do chocolate pode apresentar vantagens e desvantagens. O banho-maria, por exemplo, embora permita acompanhar o processo de perto, condensa a água dentro do chocolate, o que não é nada bom. Já no micro-ondas isso não ocorre, entretanto exige atenção do cozinheiro quanto ao tempo para que o chocolate não queime, já que o derretimento é mais rápido do que no banho-maria.

Veja abaixo algumas dicas sobre os cuidados nos procedimentos iniciais de cada um desses métodos. Tome nota!

Banho-maria

Aqueça uma panela com água, mas não deixe que a água ferva. Quando a água estiver quente, mas suportável ao toque das mãos, apague o fogo. Pique o chocolate com uma faca afiada e coloque-o em uma vasilha que se encaixe perfeitamente na panela com água quente, tomando o cuidado de evitar o contato do chocolate com pingos ou vapor d'água.

Micro-ondas

Pique o chocolate em tamanho maior que o picado para o banho-maria e coloque os pedaços em uma vasilha própria para micro-ondas. Digite o tempo. Normalmente, dois minutos e 30 segundos são suficientes para derreter 1kg de chocolate, com o micro-ondas na potência média.

Derretedeira elétrica

Existem derretedeiras de 2L a 15L, algumas possuem inclusive divisão interna para derreter até dois tipos de chocolate. Opte por aquela que se adeque às demandas de sua produção de chocolates. Para começar, coloque, aproximadamente, três dedos de água para cobrir a resistência do aparelho. Em seguida, ligue-o em 70ºC. Quando atingir essa temperatura, coloque o chocolate e abaixe para 30ºC.

Para conhecer detalhadamente os outros passos, acesse e confira o curso Como Fazer Ovos de Páscoa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?