WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Velas decorativas: como preparar parafina comum e em gel

A parafina, seja comum ou em gel, é a matéria-prima para a produção de velas

Para fazer velas de qualidade, deve-se combinar o uso de cera micro ou estearina à parafina

Para fazer velas de qualidade, deve-se combinar o uso de cera micro ou estearina à parafina

A criatividade na confecção de velas parece ser uma fonte inesgotável, pois, a cada dia, surgem novas técnicas, novos modelos e novas maneiras de transformar a parafina, matéria-prima da vela, em belíssimos objetos decorativos e opção de presentes. Quem opta por esta atividade como uma forma de negócio, tem em mente que os clientes devem ser conquistados dia a dia e, por isso, têm consciência da necessidade da criatividade.

As velas decorativas são feitas, basicamente, com uma mistura de parafina, cera micro e/ou estearina. Sendo a parafina a matéria-prima usada em maior quantidade. Ela é derivada do petróleo, por isso, é altamente inflamável, sendo importante o cuidado de quem a manuseia. A designer de velas Arlete Alves de Freitas, coordenadora do curso Como Fazer Velas em Gel, Pó e Parafina, ressalta que, para fazer velas de qualidade, deve-se combinar o uso de cera micro ou estearina  à parafina.

Preparo da parafina comum

Para o preparo da parafina comum, o método mais seguro de derretimento da parafina é o banho-maria, colocando-se a panela dentro de uma forma com água que, por sua vez, deve ser colocada diretamente ao fogo. A temperatura ideal para se trabalhar com a parafina depende do tipo de molde a ser usado e do efeito que se pretende dar à vela. Assim, para se obter uma vela com aspecto liso e brilhante, a parafina deve estar em uma temperatura entre 75 e 100°C. Se o aspecto desejado for fosco, a temperatura ideal é de 40 a 60°C.

Quanto ao tempo de derretimento, a mistura de parafina com cera micro, em banho-maria, leva de 20 a 30 minutos para derreter. Não é recomendável deixar a parafina muito tempo no fogo, pois, além do perigo, ela poderá ficar acinzentada, escurecendo a vela. Após o derretimento, adicione o corante e a essência, que devem ter sido escolhidos previamente. A parafina pode ser derretida quantas vezes forem necessárias.

Para fazer o cálculo da quantidade de parafina que deverá ser usada, deverá ser levado em conta o molde da vela

Para fazer o cálculo da quantidade de parafina que deverá ser usada, deverá ser levado em conta o molde da vela


Para fazer o cálculo da quantidade de parafina que deverá ser usada, deverá ser levado em conta o molde da vela. Para um molde de 200 ml, precisará de 180 g de parafina. Para saber a quantidade de parafina necessária, encha com água o molde escolhido, meça o volume e faça o cálculo.

Preparo da parafina em gel

A parafina em gel,  deve ser derretida em banho-maria. Para derretê-la mais rápido, pode-se começar colocando a panela diretamente no fogo baixo, controlando a temperatura, que não deve ultrapassar 150°C. Depois de derretida, deve ser colocada no banho-maria.

Se o gel soltar muita fumaça, enquanto derrete, é preciso desligar o fogo e deixar esfriar um pouco, antes de continuar o derretimento. Para tingir o gel, pode ser usado corante em pó, na forma líquida, à base de óleo. Vale ressaltar que algumas essências aromatizantes podem turvar o gel, por isso, devem ser testadas em um pouco do gel derretido antes de serem usadas. As velas em gel devem ser guardadas em local fresco, pois temperaturas superiores a 40°C amolecem o gel.

Para maiores informações, consulte o curso Como Fazer Velas em Gel, Pó e Parafina, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Confira!

 

Por: Beatriz Lázia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?