
Segundo Jeanice de Azevedo Aguiar, professora do Curso a Distância CPT Capacitação para Cozinheira - Merendeira Escolar - Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, em Livro+DVD e Curso Online, "Um dos principais objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar é oferecer uma alimentação sadia na escola, para que o aluno tenha condição de ter um bom aprendizado".
Uma alimentação saudável no ambiente escolar é aquela que proporciona o bem-estar ao aluno durante sua permanência em sala de aula, ofertando a ele os nutrientes em proporções adequadas a sua idade e estado de saúde por meio de alimentos seguros do ponto de vista sanitário.
“É direito das pessoas terem a expectativa de que os alimentos que consomem sejam seguros e adequados para consumo. As doenças e os danos provocados por alimentos são, na melhor das hipóteses, desagradáveis e, na pior das hipóteses, fatais. Há também outras consequências. Os surtos de doenças transmitidas por alimentos podem prejudicar o comércio e o turismo, gerando perdas econômicas, desemprego e conflitos. Alimentos deteriorados causam desperdício e aumento de custos, afetando de forma adversa o comércio e a confiança do consumidor.” (OPAS, 2006)
Por meio da alimentação escolar, os alunos devem perceber que alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, sendo um caminho para a dignidade de uma pessoa e indispensável para o alcance dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o governo ter propostas e ações para gerar e garantir a segurança alimentar e nutricional da população (Brasil, 2006.2 - Lei no 11.346/2006 – Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN).
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.