
Uma interrupção súbita dos batimentos do coração provoca perda imediata da consciência, ausência de pulso e de batimentos cardíacos audíveis, após 45 segundos, inicia-se a dilatação das pupilas, a parada respiratória e, após 4 a 5 minutos, a lesão cerebral irreversível. A interrupção nos batimentos cardíacos faz cessar a circulação do sangue e a oxigenação dos órgãos, levando-os à falência, e posteriormente a morte.
As causas da parada cardíaca podem variar de um simples problema no coração, artérias ou veias que o envolvem como um todo, à má-circulação. Podem ainda ocorrer devido a problemas externos, principalmente respiratórios (obstrução das vias aéreas, doenças pulmonares), hemorragias graves, choque, uso de drogas, descargas elétricas e traumatismos.
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte entre a população em geral, ocorrendo principalmente em pessoas que sofrem de hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolemia e obesidade. Como fatores de risco às emergências cardiovasculares, estão incluídos o tabagismo, o estresse e a hereditariedade. O conhecimento dos mecanismos básicos das doenças cardíacas é fundamental para o adequado atendimento dessas situações.
Conheça o Curso CPT Primeiros socorros - Nas escolas, nas empresas e em residências ou todos os Cursos da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.