Passados treze anos desde a fundação do CPT - Centro de Produções Técnicas, trabalhando com a missão de difundir informações e tecnologia, tendo percorrido todos os caminhos, sempre pautando na ética e no profissionalismo, chegamos aos 350 cursos, 285 coordenadores técnicos, milhares de clientes, em sua maioria produtores rurais, convênios com 12 Universidades e 9 Centros de Pesquisas, e hoje, podemos olhar para trás com orgulho e comemorar junto com os nossos colaboradores e clientes o resultado deste trabalho.
Podemos afirmar, de cabeça erguida, que contribuímos para o desenvolvimento de nossa gente, de nosso país. Neste período, estivemos presentes em inúmeras iniciativas para adoção de novos conceitos e práticas tecnológicas pelos produtores rurais brasileiros, vamos citar alguns exemplos.
O primeiro trabalho divulgado sobre hidroponia, que apresentaria com clareza e praticidade a técnica da hidroponia e como produzir a solução nutritiva na própria fazenda, foi o curso Hidroponia – Cultivo sem Solo, um projeto que envolveu especialistas da Universidade Federal de Viçosa e da UNESP de Jaboticabal – SP. Isto contribuiu para a disseminação da técnica no país, antes restrita a poucos produtores, subjugados por empresas que lhes forneciam a solução nutritiva.
A difusão da técnica da produção de coco no interior do país, desmistificando o conceito do cultivo do coco apenas no litoral, teve a colaboração interna de milhares de exemplares do curso Produção de Coco para Consumo de Água colocados nas mãos de nossos produtores rurais, um projeto que teve a coordenação técnica de especialistas da EPAMIG - Norte de Minas e da Universidade Federal do Norte Fluminense.

Da mesma forma, colocamos à prova toda nossa capacidade de persuasão, de persistência, de garra, de investimento financeiro em um projeto, quando conseguimos colocar no mercado o curso Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças. Os esforços para gravações de imagens que possibilitassem a realização deste trabalho eram barrados por aqueles que queriam resguardar para si as técnicas existentes. Hoje, o conhecimento de um grande número de empreendimentos que se iniciaram nesta área, incentivados pelos ensinamentos deste curso, compensam todos os esforços despendidos.
Os projetos desenvolvidos na série Saneamento e Meio-Ambiente, normalmente deficitários financeiramente, sustentam uma preocupação maior, que vai além da difusão de tecnologia e da melhoria da qualidade de vida, priorizando a preservação ambiental, tão necessária nos dias de hoje. Assim cursos como: Recuperação e Conservação de Nascentes; Tratamento de Água na Fazenda; Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento e outros, reforçam o nosso compromisso social.
Agora estamos em uma nova empreitada, a Universidade On-Line de Viçosa – UOV, que será implementada com o mesmo espírito e diretrizes do CPT. Temos convicção que, dentro de alguns anos, poderemos olhar para trás e balançar novamente, com orgulho, a nossa bandeira. Uma bandeira verde-amarela.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.