
As metodologias ativas também têm como base o uso da problematização como estratégia de ensino/aprendizagem, uma maneira de envolver e motivar o aluno. É de se supor que, diante de um problema real, o estudante vá parar, examinar, refletir e relacionar o tema como o mundo real, ressignificando suas descobertas. “Não há dúvidas de que a problematização tende a levar o aluno ao contato com as informações e à produção do conhecimento, já que essa estratégia torna o problema, de certa maneira, algo que promove seu próprio desenvolvimento”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.
Aprender qualquer conteúdo, por meio da resolução de problemas relacionados direta ou indiretamente com a própria vida do aprendiz, é fator de promoção do envolvimento ativo dos alunos.
Não há dúvidas de que, por suas características, as metodologias de aprendizagem ativa são o futuro do ensino em todo o mundo, pois a educação prescinde do fato de ser um ato coletivo, solidário e comprometido, que não pode ser imposto a quem aprende e, muito menos, deixado à própria sorte.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.