
Nos sistemas orgânicos de produção de leite, os animais são manejados para que tenham mais saúde e resistência a doenças, sendo portanto, mais produtivos por dependerem de menor quantidade de insumos para produzirem leite, afirma Luana Barros, professora do Curso a Distância CPT Produção de Leite Orgânico, em Livro+DVD e Curso Online.
Rotineiramente, segundo a Lei dos Orgânicos, os seguintes aspectos devem ser considerados:
- O manejo deve ser realizado de forma calma, tranquila e sem agitações, sendo vedado o uso de instrumentos que possam causar medo ou sofrimento.
- É permitido o uso de inseminação artificial. Não é obrigatório que o sêmen advenha de animais de sistemas orgânicos de produção.
- O corte da ponta de chifres, a castração, o mochamento e as marcações, quando realmente necessários, deverão ser efetuados na idade apropriada, visando reduzir processos dolorosos e acelerar o tempo de recuperação.
- Não será permitido o uso de estímulos elétricos ou tranquilizantes quimiossintéticos no manejo de animais. No caso de animais que necessitem ser sacrificados, o uso de anestésico poderá ser feito.
- Não será permitido manter animais embarcados sem água e alimento por um período superior a 12 horas.
- Nas exposições e aglomerações, nos mercados e outros locais de venda, deverão ser atendidos os princípios de bem-estar e as necessidades fisiológicas de cada espécie animal, conforme a legislação específica.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Produção Orgânica de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.