
Na agricultura orgânica, o produtor busca desenvolver um sistema holístico de manejo, que tem por objetivo promover a saúde do que é conhecido como agrossistema, ou seja, o conjunto de elementos envolvidos na produção, incluindo não só os insumos e o ser humano, mas, também, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo. "Apesar da grandeza desse tipo de negócio, alguns mitos fazem com que os produtores ainda tenham algum tipo de ressalva no momento de decidir entre a produção orgânica e a produção convencional, com o uso de remédios e agrotóxicos extremamente prejudiciais à saúde e à natureza", afirma Luana Barros, professora do Curso a Distância CPT Produção de Leite Orgânico, em Livro+DVD e Curso Online.
I- Sobre a aparência
Existe um mito sobre a aparência dos produtos orgânicos. Segundo ele, frutas e hortaliças orgânicas são menores ou mais feias, o que é totalmente falso. Na verdade, esses problemas foram superados pela produção orgânica, há muito tempo, por conta do uso de tecnologias adequadas.
II- Sobre o volume de produção
Um segundo mito muito difundido insinua que a agricultura orgânica só pode se desenvolver em escala muito pequena, o que também não é verdade. É importante destacar que, desde a década de 1970, quando o processo orgânico começou a ser difundido e estudado no meio acadêmico e científico, muitas tecnologias foram desenvolvidas de forma a possibilitar produções em maior escala, de forma sustentável. É o caso, por exemplo, de culturas como a do café, da cana-de-açúcar e do morango, e, também, da produção leiteira.
III- Sobre o preço
Um último mito que precisa ser desfeito é o que diz respeito ao preço extremamente caro dos produtos orgânicos. De fato, o produtor orgânico tem de se preocupar com a preservação do meio ambiente e se comprometer com a qualidade de vida de seus empregados, o que gera um custo de produção um pouco maior que o dos produtos convencionais.
Outro fato que tende a tornar o preço dos orgânicos maior que o dos convencionais é a menor oferta, em relação à procura, por produtos mais saudáveis. Porém, essa diferença de preço não é muito alta, sendo, na maior parte das vezes, compatível com as qualidades dos alimentos produzidos organicamente.
E à medida que mais e mais consumidores passam a comprar produtos orgânicos, estimulando a produção, proporcionalmente o aumento da oferta é estimulado ao mesmo tempo em que o preço ao consumidor diminui.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Produção Orgânica de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.