Verdades e mitos sobre a produção orgânica

Apesar da grandeza da produção orgânica de alimentos, alguns mitos fazem com que os produtores tenham ressalvas no momento de decidir entre este tipo de negócio e a produção convencional

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Na agricultura orgânica, o produtor busca desenvolver um sistema holístico de manejo, que tem por objetivo promover a saúde do que é conhecido como agrossistema, ou seja, o conjunto de   elementos envolvidos na produção, incluindo não só os insumos e o ser humano, mas, também, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo. "Apesar da grandeza desse tipo de negócio, alguns mitos fazem com que os produtores ainda tenham algum tipo de ressalva no momento de decidir entre a produção orgânica e a produção convencional, com o uso de remédios e agrotóxicos extremamente prejudiciais à saúde e à natureza", afirma Luana Barros, professora do Curso a Distância CPT Produção de Leite Orgânico, em Livro+DVD e Curso Online.

I- Sobre a aparência


Existe um mito sobre a aparência dos produtos orgânicos. Segundo ele, frutas e hortaliças orgânicas são menores ou mais feias, o que é totalmente falso. Na verdade, esses problemas foram superados pela produção orgânica, há muito tempo, por conta do uso de tecnologias adequadas.

II- Sobre o volume de produção


Um segundo mito muito difundido insinua que a agricultura orgânica só pode se desenvolver em escala muito pequena, o que também não é verdade. É importante destacar que, desde a década de 1970, quando o processo orgânico começou a ser difundido e estudado no meio acadêmico e científico, muitas tecnologias foram desenvolvidas de forma a possibilitar produções em maior escala, de forma sustentável. É o caso, por exemplo, de culturas como a do café, da cana-de-açúcar e do morango, e, também, da produção leiteira.

III- Sobre o preço


Um último mito que precisa ser desfeito é o que diz respeito ao preço extremamente caro dos produtos orgânicos. De fato, o produtor orgânico tem de se preocupar com a preservação do meio ambiente e se comprometer com a qualidade de vida de seus empregados, o que gera um custo de produção um pouco maior que o dos produtos convencionais.

Outro fato que tende a tornar o preço dos orgânicos maior que o dos convencionais é a menor oferta, em relação à procura, por produtos mais saudáveis. Porém, essa diferença de preço não é muito alta, sendo, na maior parte das vezes, compatível com as qualidades dos alimentos produzidos organicamente.

E à medida que mais e mais consumidores passam a comprar produtos orgânicos, estimulando a produção, proporcionalmente o aumento da oferta é estimulado ao mesmo tempo em que o preço ao consumidor diminui.

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Por Silvana Teixeira.

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