

Os modos de captura da câmera fotográfica são utilizados para realizar diferentes ajustes de acordo com o conhecimento do fotógrafo.
A câmera fotográfica possui vários modos de captura ou de exposição, que permitem ao fotógrafo realizar diferentes ajustes de acordo com o seu conhecimento fotográfico, com a necessidade e com a situação em questão, afirma Fabrício Cavalcanti, professor do Curso a Distância CPT de Fotografia, em Livro+DVD e Curso Online.
São eles: modo automático; modo semiautomático; modo prioridade tempo de exposição; modo prioridade abertura do diafragma; modo manual; e outros modos.
1 - Modo Automático
No modo automático, a câmera faz, automaticamente, o foco (se a função foco automático estiver selecionada na objetiva) e a medição da luz, para calcular, também automaticamente, o tempo de exposição, a abertura do diafragma e a necessidade de acionar ou não o flash.
Entretanto, se a objetiva estiver com a função foco manual selecionada, o fotógrafo deverá fazer o foco manual para que a câmera possa medir a luz corretamente e fazer os ajustes necessários.
No caso de câmeras digitais, quando o modo automático é selecionado, a câmera faz também o balanço de branco. Portanto, quando esse modo for selecionado, a câmera passará a funcionar como as compactas simples que não permitem nenhum tipo de ajuste pelo usuário. Basta, apenas, enquadrar e clicar para obter a foto. Porém, esse recurso limita a técnica fotográfica, uma vez que é o equipamento que determinará o tempo de exposição à luz, e, muitas vezes, este poderá não ser o ideal.
2 - Modo Semiautomático
No modo semiautomático, a câmera também medirá a luz recebida automaticamente e mostrará os valores e velocidade de abertura adequados para fazer a foto. Porém, ela mostrará esses valores, e deixará por conta do fotógrafo acionar ou não o flash. Se isso for feito, a câmera fará novas medições e apresentará valores de tempo de exposição e abertura do diafragma diferentes dos primeiros, quando o flash encontrava-se desativado.
3 - Modo Prioridade Tempo de Exposição
O modo prioridade de tempo de exposição é ideal para fotografar, em situações onde o objeto encontra-se em movimento; ou quando a situação de luz é baixa, requerendo um tempo maior de exposição; ou, ainda, quando pretendemos criar alguns efeitos especiais na foto. Quando este modo é selecionado, o fotógrafo deverá estabelecer o tempo com o qual ele pretende fotografar, para que, a partir deste, a câmera fotográfica possa determinar qual será a melhor abertura do diafragma, levando-se em consideração a condição de luz e local.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo!
4 - Modo Prioridade Abertura do Diafragma
Esse modo deverá ser utilizado nas situações em que se pretende variar a profundidade de campo, ou seja, a área de foco. Vale lembrar que, quanto maior a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo. Esse é um recurso muito utilizado para destacar um elemento, ficando o primeiro plano totalmente nítido (focado) e o segundo plano (desfocado) com pouca ou nenhuma nitidez.
A exemplo do modo prioridade tempo de exposição, o modo prioridade abertura do diafragma permite ao fotógrafo fixar a abertura que ele pretende fotografar, e, com base nesta, a câmera determinará qual é o tempo de exposição ideal para fazer a fotografia. Nesse caso, a velocidade do obturador não será alterada, independente do flash ser ou não acionado.
Também, dependendo dos valores de abertura do diafragma pré-estabelecidos, a câmera fotográfica poderá apresentar os valores de tempo de exposição piscando.
5 - Modo Manual
Podemos dizer que o modo manual é a junção dos dois anteriores (prioridade tempo de exposição e prioridade abertura do diafragma), dando, assim, condições para o fotógrafo exercer controle total sobre a câmera, no que diz respeito à luz que será capturada no ato do registro fotográfico.
O modo manual possui uma escala de tempo de exposição que permite ao fotógrafo observar como a fotografia a ser obtida ficará, se subexposta, se corretamente exposta ou se superexposta. Além disso, essa escala permite, também, ao fotógrafo, verificar em quantos pontos de luz a fotografia será subexposta ou superexposta.
6 - Outros modos
Além dos modos de captura anteriormente descritos, existem outros modos ou programas pré-definidos, que poderão ou não existirem, dependendo do modelo de câmera utilizado. Um deles é o programa retrato que permite desfocar o fundo e realçar o elemento a ser fotografado; o programa paisagem, que é indicado para fotografar paisagens; o programa de desportos que é adequado para fotografar eventos esportivos ou elementos de deslocamento rápido; e o programas para cenas noturnas, que é adequado para fotografar pessoas ao pôr-do-sol ou à noite.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:
- Você sabe limpar sua câmera fotográfica corretamente?
- Profissional ou semiprofissional: qual câmera fotográfica escolher?
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDFs e Cursos online, da área Fotografia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.