
“Quem tem o hábito de fotografar, de forma amadora, desconhece algumas técnicas importantes para captar imagens incríveis. As mais utilizadas por fotógrafos profissionais são a técnica da regra dos terços, a técnica da foto em longa exposição e a técnica do light painting. Todas fundamentais para fotos com alto padrão de qualidade”, destaca Fabrício Cavalcanti, professor do Curso CPT a Distância e Online Curso de Fotografia.
Técnica da regra dos terços
Uma das técnicas mais antigas de fotografia chama-se regra dos terços. Trata-se da divisão da imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais. Como resultado, formam-se quatro pontos de interseção onde os olhos se direcionam mais atentamente. Fotógrafos de publicidade, por exemplo, usam essa técnica para destacar um objeto dentre os demais em um cenário. A inserção das linhas é o centro da imagem a ser destacada.
Por outro lado, quando o fotógrafo afasta esse objeto do centro e o posiciona em um desses pontos, ele consegue captar mais objetos. Como resultado, outras imagens começam a se destacar aos olhos do observador.
Técnica da foto em longa exposição
O obturador trabalha como uma “cortina” atrás da lente da câmera fotográfica. Para que a luz seja captada pelo equipamento, o obturador deve se abrir em velocidade alta, média ou baixa. A técnica da foto em longa exposição reduz a velocidade do obturador, para aumentar o tempo de exposição. Dessa forma, a imagem ganha texturas e efeitos extraordinários, como se fossem imagens diferentes das fotografadas.
Nuvens em movimento e cascatas com jatos de espuma são outros efeitos proporcionados pela foto em longa exposição, com baixa velocidade do obturador. Trata-se de um efeito cumulativo possível apenas com o conhecimento da técnica.
Técnica do light painting
A light painting também trabalha com fotos em longa exposição. Em ambientes sem luz, basta reduzir a velocidade do obturador, por alguns segundos, com a câmera fotográfica imóvel em um tripé. Pequenas lanternas (ou objetos semelhantes) devem piscar ininterruptamente para que o sensor capte a luz. Como efeito, surgem desenhos no ar, como se fossem pincelados com várias luzes.
Fotografar diversos locais na mesma imagem também é possível com a técnica do light painting. Entretanto, a câmera deve permanecer imóvel em um suporte. Se não houver um tripé disponível, use uma mesa ou posicione o equipamento em um local firme e plano.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Fotografia.
Leia o artigo "Fotografia: como usar o flash."
Fonte: fotografiamais.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.