WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Gaiola de Faraday: Quando instalar esse tipo de para-raio?

A gaiola de faraday é utilizada em residências onde se deseja preservar a estética da edificação, e em instalações cujas dimensões dificultam ou impedem a instalação de para-raios tipo Franklin

Gaiola de Faraday: Quando instalar esse tipo de para-raio?   Dicas Cursos CPT

 

A gaiola de faraday é utilizada principalmente em residências onde se deseja preservar a estética da edificação, bem como em instalações cujas dimensões dificultam ou impedem a instalação de para-raios tipo Franklin.

“A gaiola da faraday é formada por cordoalhas de cobre com bitola mínima de 50 mm2, que devem ser instaladas nas edificações nos pontos mais altos da cobertura e em volta da mesma, sendo conectada ao sistema de aterramento através de condutores de descida”, afirma Prof. Dr. José Osvaldo Saldanha Paulino, do Curso CPT Proteção Contra Raios na Fazenda. É muito comum instalar ao longo destas cordoalhas pontas metálicas para facilitar a incidência dos raios.

O número de condutores de descidas necessário para uma edificação é definido em função do seu perímetro, sendo que a distância máxima entre dois condutores de descidas deverá ser de 20 metros. Além disso, serão necessários, no mínimo dois condutores de descidas, mesmo para edificações de menores dimensões (por exemplo, com perímetro menor que 40 metros).

Os condutores de descidas precisam ser interligados ao sistema de aterramento que, neste caso, deve ser constituído por uma malha fechada em volta da edificação, enterrada no solo a um metro de profundidade e a um metro de distância da edificação. Nas junções dos condutores de descidas com a malha de aterramento, deve-se cravar haste de aterramento.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Eletricidade na Fazenda.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!