
A oração coordenada sindética explicativa transmite a explicação de uma ideia expressa na oração anterior. “É obrigatório o uso de vírgulas antes das orações coordenadas sindéticas explicativas”, afirma Prof.ª Rozimar Gomes da Silva Ferreira, do Curso CPT Português para o Dia a Dia.
São utilizadas conjunções coordenativas explicativas ou locuções conjuncionais coordenativas explicativas: que, porque, porquanto, pois, na verdade, isto é, ou seja, a saber etc.
Exemplos:
• Não consegui ir trabalhar hoje, pois estava tudo alagado.
• Não finalizei o estudo, porque recebi a visita de meus pais.
Importante
- Algumas vezes, a adversidade pode ser introduzida pela conjunção "e". Isso ocorre normalmente em orações coordenadas que possuem sujeitos diferentes. Ex.: Deus cura, e o médico manda a conta. Nesse ditado popular, há a intenção de se criar um contraste. Observe que equivale a uma frase do tipo: "Quem cura é Deus, mas é o médico quem cobra a conta!" - A conjunção "mas" pode aparecer com valor aditivo. Ex.: Camila era uma menina estudiosa, mas principalmente esperta.
Aumente seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Língua e Linguagem: como definir esses dois conceitos?
- Em qualquer região do país, a língua portuguesa é invariável. Certo ou errado?
Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.