
A temporada de matrículas chegou! Por isso, antes de matricular o seu filho, siga algumas dicas que o ajudarão nessa importante etapa. Afinal, você procura um bom colégio que, certamente, preparará o seu filho para o futuro. Desde a localização da escola, até o perfil da instituição, tudo deve ser considerado com critério e cautela. Da mesma forma, informe-se sobre os valores propostos pela escola, se eles estão de acordo com os valores de sua família. Os princípios da escola e da família devem ser os mesmos, para não conflitarem durante o desenvolvimento da criança.
1. Prefira escolas próximas à sua residência
Prefira instituições de ensino próximas à sua residência. Dessa forma, você evitará gastar vários minutos ou horas no trânsito, além de economizar tempo e dinheiro. Entretanto, se a escola for uma das melhores da região, você deverá considerar outros fatores, e não somente o local onde está instalada.
2. Ouça as boas referências
O “boca em boca” é a melhor forma de saber se uma escola é boa ou não. Principalmente, partindo de amigos e conhecidos que já matricularam os seus filhos na instituição de ensino. Mas há outros meios de referência muito bons, como pesquisa em sites especializados e análise de rankings na internet.
3. Escola grande ou pequena? Qual escolher?
Alguns pais preferem escolas maiores, que dividem os alunos pela faixa etária, distribuindo-os em várias turmas. Outros, escolhem instituições menores, que reúnem os alunos em salas de aula coletivas, conhecidas como multisséries. Ambas podem contribuir bastante para o desenvolvimento educacional de seu filho.
4. Avalie a mensalidade, os custos com material didático e com passeios
Além dos pontos fortes de uma escola, como os melhores professores e uma inovadora proposta educacional, os custos com a educação de seu filho devem ser avaliados criteriosamente. Estes deverão estar de acordo com a sua realidade financeira. Lembre-se de que você terá outros gastos extras, além da matrícula e da mensalidade escolar, que são o material didático, bem como passeios, festas, entre outros. Muitas vezes, a despesa anual com o aluno pode aumentar em até 25%.
5. Visite várias vezes a escola, para conhecê-la melhor
Conheça a escola por dentro, avaliando todos os seus aspectos, desde o corpo administrativo até o corpo docente e os funcionários em geral. Afinal, este será o local onde seu filho passará a maior parte de seu tempo. Visite-a inúmeras vezes, em diversos horários, e, em uma das visitas, leve também o seu filho, para que ele possa se identificar com o ambiente e com as demais crianças.
Fontes: Veja e O Globo.
Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.