As diferentes regiões do Brasil apresentam certo predomínio de alguns grupos culturais, com manifestações culturais, culinárias, sotaques, costumes e roupas diferenciadas. “Conhecer e respeitar a diversidade cultural, eliminar preconceitos e evitar a exclusão social por razões étnicas ou culturais são os grandes objetivos do tema transversal Pluralidade Cultural. Entender que o ambiente de vida é fator determinante na formação cultural é uma forma de chegar a esses objetivos”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso a Distância CPT Pluralidade Cultural - Tema Transversal - Fundamental I, em Livro+DVD e Curso Online.
Você, professor, não sabe como trabalhar o tema pluralidade cultural com seus alunos? O andamento das aulas e as reações dos alunos aos conteúdos estudados podem ser o ponto de partida para que qualquer tema
Por que trabalhar o tema pluralidade cultural é fundamental na educação das crianças? O conhecimento da pluralidade cultural dará a nossas crianças capacidade de buscar na infância, e, depois, na adolescência e na vida adulta
Você sabe em que consiste a transversalidade, abordada na educação infantil? Diz respeito à possibilidade de estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados
Crenças e valores devem ser considerados quanto a estrutura familiar vivenciada pelos alunos nas respectivas casas. Os diferentes arranjos familiares encontrados nos dias atuais, assim como os valores a eles associados são muito variáveis, de tal forma que se o professor se manifesta a favor ou contra determinada forma de organização da família, poderá estar incorrendo em ato discriminatório, considerando as diferentes possibilidades encontradas em cada família. O núcleo familiar pode incluir pai
O ensino fundamental é uma etapa inicial da formação escolar, que tem duração de nove anos, com início com a criança tendo seis anos de idade. A duração obrigatória de nove anos para o ensino fundamental em todo o país teve início no ano de 2010. Até então durava oito anos e a criança iniciava aos sete anos de idade
As características de perfil dos alunos do segundo ano são bastante semelhantes às das crianças do primeiro ano. Entretanto, agora, a escola não é mais um lugar desconhecido das crianças, como quando da chegada à sala de aula do ensino fundamental pela primeira vez, por isso, a estratégia de trabalho usada pelo professor
Ao final do ensino fundamental, os PCN propõem que os alunos possam: compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano
A Educação Financeira também é considerada um tema transversal, de acordo com os Parâmetros Escolares Nacionais (1998), pois dá sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando, assim, o aprender apenas pela necessidade escolar de "passar de ano".
Todo tipo de atividade relacionada com os fenômenos da natureza, além de tratar de um tema de interesse das crianças, permite que se trabalhe intensamente a relação que o homem estabelece com a natureza. Você pode usar inúmeras estratégias