A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.
No dia a dia, a criança é influenciada a todo o momento pela temática saúde, seja ela vista de forma individual ou de forma coletiva. Tanto que o tema faz parte do currículo do ensino fundamental, de uma forma bastante intensa, abordada direta ou indiretamente em diversas disciplinas. Os PCN preveem que os conteúdos de saúde sejam integrados aos demais conteúdos, em uma relação de transversalidade, para que a prática educativa seja impregnada pelo tema, de forma global e abrangente.
Na educação temos transversais e temas interdisciplinares que são abordados nas aulas, para um professor trabalhar com temas assim pode ser um desafio, porém há uma grande riqueza nesses temas e eles fazem total diferença na formação dos alunos. A professora Maria Oliveira Cortes do Curso CPT de Ética — Tema Transversal — Fundamental 1, ajuda você professor ou professora a como enriquecer seus conteúdos de aula com as melhores práticas pedagógicas.
Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é função da escola abordar a pluralidade cultural com as crianças logo nas primeiras séries do ensino fundamental. Do primeiro ao quinto ano, elas estão começando a formar opiniões e a adotar valores. É preciso que pais e professores estejam cientes de que eles influenciam o modo de agir e de pensar das crianças.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que esse tema seja integrado as demais disciplinas, pois assim proporciona-se uma visão abrangente do tema. Sendo assim, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental 1, oferece capacitação aos educadores que para alcançar esses objetivos primam sobretudo pela qualidade do ensino-aprendizagem e visam introduzir esse tema de forma apropriada em suas aulas. Vários tópicos que ajudarão não apenas no treinamento e preparo dos profissionais da educação como também no desenvolvimento das aulas. Confira abaixo parte do que o conteúdo do curso traz.
Nota-se que a criatividade humana tem tomado proporções inimagináveis e quando se trata da arte de confeitar, então, chega a ser deslumbrante. Muitos são os eventos em que nos deparamos com belíssimos bolos e tortas decorados, encantando pessoas e marcando os eventos especiais. Sempre produzidos com muito amor e capricho, os bolos e tortas confeitados destacam-se por seus inúmeros formatos, tamanhos, cores, sabores, recheios e temas. A quem se deve tudo isso? Você me pergunta, e eu respondo: ao confeiteiro, que com algumas técnicas de decoração, grande imaginação, amor pelo que faz, equipamentos de trabalho adequados, e grande experiência na arte de decorar conseguem fazer com que um simples objeto simbólico se transforme em um grande astro!
A conversa de roda é uma excelente estratégia que permite que a criança se apresente e se revele como um ser em construção, no convívio social com a turma e com o conhecimento de mundo. É nesse ambiente de descontração e democracia que o professor deverá inserir o trânsito em sala de aula, selecionando textos infantis, ou deixando fluir as histórias de cada aluno, quando compartilham vivências do dia a dia, sobre o tema.
Em uma aula dialógica, o professor busca como ponto de partida da abordagem a experiência dos alunos em relação ao tema proposto. “O professor conversa com seus alunos, fazendo indagações nas quais ele direciona os alunos para que consigam chegar às respostas necessárias para que os conceitos se interliguem, propiciando a aprendizagem” afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online.
Para muitos educadores, a sexualidade deveria ser um assunto para ser abordado somente em família. Por outro lado, para muitos pais, ao contrário, as dificuldades em abordar esse tema em casa, em um ambiente tão carregado de emoções como o familiar, indica que a presença da escola é fundamental, quando o assunto é sexo.