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Pluralidade cultural: um mergulho na diversidade social, regional e cultural do país

A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.

Saúde: tema transversal para o ensino fundamental I

No dia a dia, a criança é influenciada a todo o momento pela temática saúde, seja ela vista de forma individual ou de forma coletiva. Tanto que o tema faz parte do currículo do ensino fundamental, de uma forma bastante intensa, abordada direta ou indiretamente em diversas disciplinas. Os PCN preveem que os conteúdos de saúde sejam integrados aos demais conteúdos, em uma relação de transversalidade, para que a prática educativa seja impregnada pelo tema, de forma global e abrangente.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

Pluralidade cultural e construção de identidade

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é função da escola abordar a pluralidade cultural com as crianças logo nas primeiras séries do ensino fundamental. Do primeiro ao quinto ano, elas estão começando a formar opiniões e a adotar valores. É preciso que pais e professores estejam cientes de que eles influenciam o modo de agir e de pensar das crianças.

Decoração de bolos: inspire-se nos formatos, tamanhos, cores, sabores, recheios e temas

Nota-se que a criatividade humana tem tomado proporções inimagináveis e quando se trata da arte de confeitar, então, chega a ser deslumbrante. Muitos são os eventos em que nos deparamos com belíssimos bolos e tortas decorados, encantando pessoas e marcando os eventos especiais. Sempre produzidos com muito amor e capricho, os bolos e tortas confeitados destacam-se por seus inúmeros formatos, tamanhos, cores, sabores, recheios e temas. A quem se deve tudo isso? Você me pergunta, e eu respondo: ao confeiteiro, que com algumas técnicas de decoração, grande imaginação, amor pelo que faz, equipamentos de trabalho adequados, e grande experiência na arte de decorar conseguem fazer com que um simples objeto simbólico se transforme em um grande astro!

Como ensinar o tema trânsito nas escolas

A conversa de roda é uma excelente estratégia que permite que a criança se apresente e se revele como um ser em construção, no convívio social com a turma e com o conhecimento de mundo. É nesse ambiente de descontração e democracia que o professor deverá inserir o trânsito em sala de aula, selecionando textos infantis, ou deixando fluir as histórias de cada aluno, quando compartilham vivências do dia a dia, sobre o tema.

Aula dialógica: o que devem fazer os professores?

Em uma aula dialógica, o professor busca como ponto de partida da abordagem a experiência dos alunos em relação ao tema proposto. “O professor conversa com seus alunos, fazendo indagações nas quais ele direciona os alunos para que consigam chegar às respostas necessárias para que os conceitos se interliguem, propiciando a aprendizagem” afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online.

Orientação sexual: a postura do educador

O tema transversal Orientação Sexual é um tema muito polêmico, principalmente nos primeiros a nos do ensino fundamental. Sendo assim, é preciso que o professor encare o assunto com tranquilidade, à luz da ética e do conhecimento científico, longe das visões estereotipadas e preconceituosas que cercam a temática. Logo o educador irá perceber que, para crianças com idade de seis a nove anos, a sexualidade é algo bem menos complexo que para um adulto.

Quais são os objetivos do ensino fundamental, você sabe?

O ensino fundamental e o ensino médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. “O ensino fundamental é uma etapa inicial da formação escolar, que tem duração de nove anos, com início com a criança tendo seis anos de idade”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso a Distância CPT Saúde - Tema Transversal - Fundamental I, em Livro+DVD e Curso Online.

A ética como tema transversal

A ética ajuda a conduzir nossas escolhas diante da complexidade existente nas relações humanas. Portanto, quanto mais cedo o ser humano refletir sobre a ética, mais cedo iniciará seu amadurecimento nesse aspecto e estará mais preparado para enfrentar as questões referentes ao convívio social no dia a dia.

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