
Uma postura de preconceito contra algum tipo de estrutura familiar é altamente negativa para uma criança
Crenças e valores devem ser considerados quanto a estrutura familiar vivenciada pelos alunos nas respectivas casas. Os diferentes arranjos familiares encontrados nos dias atuais, assim como os valores a eles associados são muito variáveis, de tal forma que se o professor se manifesta a favor ou contra determinada forma de organização da família, poderá estar incorrendo em ato discriminatório, considerando as diferentes possibilidades encontradas em cada família. O núcleo familiar pode incluir pai, mãe e filhos, com outros agregados ou não, mas também poderá estar estabelecido com base em mãe e filhos ou pai e filhos, por causa da separação dos pais, que adicionalmente pode determinar que uma criança venha a compartilhar duas casas diferentes, convivendo com padrasto e madrasta. Uma postura de preconceito contra esse ou outro tipo de estrutura familiar, por exemplo, poderia ser altamente negativa para uma criança com idade entre seis e dez ano de idade, que viva essa condição em sua própria casa.
* A presente dica é parte integrante do curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.