A classificação dos produtos quanto á disponibilidade procura categorizar os produtos de consumo, ou seja, produtos que os consumidores finais adquirem para seu uso pessoal, em três categorias, de acordo com a disponibilidade desses bens e com o grau de esforço que os consumidores despendem na sua aquisição.
Uma indústria armazena: matéria-prima, produto semiacabado, e o produto acabado. Ou seja, cada produto deve ter o lugar específico de armazenagem, seja matéria-prima, produto semiacabado ou produto acabado. É preciso, também, uma codificação.
Montar fábrica de produtos de limpeza é uma forma lucrativa de vencer enquanto empreendedor. É possível escolher desde linha de produtos tradicionais até linha de produtos ecológicos, que não impactam na natureza. Com isso, amplia-se o leque de atuação da fábrica no mercado. Quando os produtos são diferenciados, de qualidade e com bom preço, o caminho do sucesso é garantido.
No Brasil, a moda praia fatura bilhões anualmente, com a produção de milhões de peças para atender a demanda dos mercados interno e externo. Nesse contexto, abrir uma confecção de moda praia é uma oportunidade de negócio rentável, com tendência de alta com a chegada do verão. Entretanto, deve-se traçar um bom planejamento para avaliar a viabilidade do negócio.
Luíza Mara Aragão Patrício, professora do Curso CPT Fabricação de Produtos de Limpeza, destaca que fabricar produtos de limpeza, ainda que de forma caseira, com a finalidade de comercialização é uma excelente opção para quem deseja obter uma renda extra, haja vista a grande aceitação por esse tipo de produto.
Os bens não duráveis são os produtos que são totalmente consumidos após uso ou pouco uso, durante um dia ou semana, como uma lata de refrigerante, um pacote de biscoito, um pacote de fraldas descartáveis, sendo, consequentemente, recomprados com frequência. Já os bens duráveis são os produtos que duram e são utilizados durante longo período de tempo, durante anos, como automóveis e eletrodomésticos.
O interessante para a empresa, de modo geral, é ter estoque de produtos prontos para a venda, na quantidade mínima necessária e no menor tempo possível. Exceto produtos e insumos de difícil reposição ou que têm alta valorização e oscilação positiva nas vendas. Os produtos em processo necessitam de tempo de produção suficientemente longo para que seja necessário esse registro. Grande parte das empresas industriais não necessita ter em seus estoques os produtos em processo, uma vez que o processo de produção é rápido e os estoques se transformam diretamente de matérias-primas e componentes em produtos acabados.
A história nos mostra que o pão é conhecido do ser humano há, pelo menos, 7 mil anos antes de cristo. No Brasil, o pão foi introduzido ao nosso cardápio bem mais tarde, trazido pelos Europeus, no século XIX, mas foi no século XX, que o ramo da panificação expandiu no país. Os produtos de padaria caíram no gosto dos brasileiros de tal forma que hoje fica difícil acreditar que exista em todo o continente uma cidade que não possua padaria. Para acompanhar a evolução do mercado e as inúmeras exigências do consumidor moderno, as padarias devem, atualmente, oferecer uma gama de produtos (industrializados ou artesanais), deixando para trás o velho conceito de só oferecer o tradicional pão francês, do pão doce e do pão sovado, tão apreciados pelos brasileiros.
Uma empresa de limpeza especializada, ou seja, aquela que possui boa infraestrutura, equipada com os mais variados tipos de equipamentos, acessórios e produtos específicos para a eficiente limpeza dos mais variados tipos de ambientes, pode executar, com muito sucesso, desde uma simples limpeza de um piso até a limpeza de ambientes que exigem maiores cuidados, como cozinhas industriais e estabelecimentos de saúde. É claro que serviços em lugares que exigem maior experiência só deverão ser executados por empresas de limpeza que já tenham bastante experiência, e cabe às que estejam iniciando suas atividades, concentrar sua atuação em serviços mais simples, procurando familiarizar seus funcionários com as particularidades, rotinas e operações que só a prática lhes ensinará. Portanto, somente após a capacitação de todos os membros e do completo domínio das técnicas de limpeza e das características dos equipamentos e produtos, além de possuir uma infraestrutura própria para sua operação, é que a empresa deverá se julgar apta a realizar trabalhos de limpeza em locais que exijam mais cautela, como, por exemplo, cozinhas industriais, hospitais, clínicas, indústrias alimentícias, laboratórios, entre outros.
Esta, se não for a mais frequente, é com certeza uma questão que atormenta muitos profissionais por aí. Afinal, não são todas as pessoas que conseguem estipular quanto vale o seu serviço ou produto adequadamente, de forma a não ter ou dar prejuízos. Então, se você faz parte dessa turma, que adora o que faz e não sabe dar preço ao seu trabalho, não sabe o que levar em consideração para se chegar a um valor, veja as dicas que preparamos. Com elas, você poderá determinar um preço justo e isto, por sua vez, irá ajudá-lo a conseguir ainda mais trabalho, além de ampliar sua clientela.