WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"plural-de-carater"

Pluralidade cultural e construção de identidade

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é função da escola abordar a pluralidade cultural com as crianças logo nas primeiras séries do ensino fundamental. Do primeiro ao quinto ano, elas estão começando a formar opiniões e a adotar valores. É preciso que pais e professores estejam cientes de que eles influenciam o modo de agir e de pensar das crianças.

Pluralidade cultural: um mergulho na diversidade social, regional e cultural do país

A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.

Cultura de Bonsai

A palavra "bonsai" significa plantado em bandeja. Por se tratar de um ideograma, "bonsai" não possui plural. Seu cultivo teve início na China sendo, posteriormente, introduzido no Japão. Os japoneses foram os primeiros povos a desenvolver diferentes técnicas artísticas para aprimorar o formato de cada árvore em miniatura plantada em vaso. No início do século XX, os primeiros bonsai chegaram ao Brasil através da imigração japonesa. Os japoneses acreditam que as plantas possuem energias capazes de estimular a meditação humana, ou seja, auxiliar o equilíbrio entre corpo e mente.

PCN - o Ensino Fundamental II e os temas transversais

Respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, os PCN ? Parâmetros Curriculares Nacionais visam ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Além de possibilitarem condições, nas escolas, que permitam aos alunos ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. Os documentos presentes nos PCN são o resultado de um longo trabalho que contou com a participação de muitos educadores brasileiros, com base em suas experiências e em seus estudos. E o mais importante: eles foram produzidos no contexto das discussões pedagógicas atuais.

Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?