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Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados

Avaliação escolar

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

Segundo Rozimar Gomes da Silva Ferreira, professora do Curso Online CPT Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio, “Não é possível avaliar, se não se estabelecer o que se espera do aluno. Portanto, deve-se considerar a avaliação como funcional, visto que esta se realiza em função de objetivos. Também, trata-se de um processo sistemático, não improvisado, que se insere no sistema maior, de ensino-aprendizagem”.

A avaliação escolar não se separa do processo de ensino-aprendizagem, mas há de se inserir nesse processo global. Ainda, é contínua, não devendo ocorrer apenas ao final de um período ou semestre, mas ao longo de todo o processo, proporcionando oportunidade de recuperação imediata, quando houver bloqueios no processo de ensino-aprendizagem. E, finalmente, é integral, ocupando-se do aluno como um todo. Não julga apenas aspectos cognitivos, mas também os domínios afetivos e psicomotor.

Ainda de acordo com Silva (1992), “a avaliação é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino-aprendizagem. Por isso, deve incluir uma grande variedade de evidências que vão além do exame usual de “papel e lápis”, que constitui simples auxílio para clarificar os objetivos significativos e as metas educacionais”. É um processo para determinar em que medida os alunos estão se desenvolvendo e se o estão dos modos desejados. Consiste no controle de qualidade, pelo qual pode-se determinar, etapa por etapa do processo de ensino-aprendizagem. Deve-se determinar em que medida os alunos estão se desenvolvendo e se o estão dos modos desejados.

A avaliação escolar estabelece a efetividade ou não do processo e, em caso negativo, subsidia quais mudanças devem ser feitas para garantir sua efetividade. É, ainda, um instrumental da prática educacional para verificar se procedimentos alternativos são ou não igualmente efetivos, para o alcance de determinados fins educacionais, envolvendo uma coleta sistemática de dados, por meio dos quais determinam-se as mudanças que ocorrerem no comportamento do aluno, em função dos objetivos educacionais e em que medida essas mudanças ocorrem (BLOOM, 1971).

O conceito alternativo de avaliação do aluno baseia-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico e mais dinâmico. Há de se partir do pressuposto de que as diferenças são positivas e fundamentais para o crescimento dos sujeitos no processo de conhecimento da realidade.

Enfim, a avaliação deve priorizar a identificação dos problemas, dos avanços e verificar as possibilidades de redimensionamentos e de continuidades do processo educativo constituindo um processo investigador e formativo contínuo, do qual professores, alunos e pais participariam ativamente.

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Por Silvana Teixeira.

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