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O que é massagem desportiva e para que serve?

A massagem desportiva é uma importante forma para tratar a tensão muscular de atletas e apresenta a vantagem sobre a maioria das terapias, podendo ser utilizada com regularidade para ajudar a prevenir lesões por esgotamento. Segundo Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, professor do Curso CPT, em Livro+DVD ou Online, Curso Massagem Desportiva Pré-Competição, "Os principais sintomas apresentados por atletas que se submetem a intensos esforços físicos são as dores musculares, dores nas articulações, inflamações dos tendões e da cavidade anatômica. Outras indicações podem incluir o controle da ansiedade e da dificuldade em dormir, causadas pela tensão física e o mal-estar. Quando o sistema musculoesquelético está sobrecarregado, o desportista fica vulnerável ao traumatismo. Enquanto se segue um programa de treino aparentemente normal, por exemplo, ele pode sofrer uma lesão aguda, como uma distensão muscular, deslocações das articulações e fraturas, pelo esforço violento".

Massagem - efeitos terapêuticos sobre os tecidos do corpo

Conforme Beard (1952), massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, sendo tais movimentos mais eficazes se aplicados com as mãos e administrados com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfático. Entre seus efeitos sobre o tecido muscular, destacam-se:

Dores de cabeça, dores musculares e má digestão? Cure com pimenta

Além de animar em qualquer prato, as pimentas fazem bem à saúde. Pesquisas científicas atuais mostram que a mesma substância que confere gosto picante às pimentas - a capsaicina - alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão. Esses benefícios são encontrados nas pimentas do gênero capsicum (malagueta, dedo-de-moça, cumari).

Atividades físicas para diabéticos - principais funções dos exercícios aeróbicos

Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser feitos de duas a três vezes por semana, alternadamente. Cada sessão deve trabalhar os principais grupos musculares. Comece fazendo uma série com 15 a 20 repetições de cada exercício, sem peso, ou utilizando um haltere de um quilo. Aumente, aos poucos, até conseguir fazer três séries completas de 15 a 20 repetições, acrescentando mais peso, à medida que for ficando fácil, até atingir, no máximo, seis quilos.

Técnicas de massagem esportiva - fim às lesões e dores musculares

O massoterapeuta desportivo ou esportivo é o responsável por desenvolver as manobras de massagem adequadas para que os efeitos sejam efetivos. Com isso, lesões podem ser evitadas até mesmo antes da prática das atividades físicas

Como fazer sais de banho: sal de banho tradicional e sal de banho efervescente

Sais são compostos inorgânicos que, em solução aquosa, sofrem dissociação, liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Como exemplo, podemos citar os sais de banho, muito usados em banhos de imersão, que eliminam o excesso de sal do corpo. Como resultado, a pressão arterial diminui, fazendo com que ocorra o relaxamento muscular, dando uma plena sensação de bem-estar ao organismo.

Conheça os benefícios da massagem relaxante

A massagem relaxante gera inúmeros benefícios para o organismo como um todo, tanto ao corpo como à mente. Trata-se de manobras especializadas empregadas no músculo, conferindo ao indivíduo relaxamento e alívio muscular. Além de produzir efeitos nos sistemas muscular e nervoso, essa massagem age com eficácia nos sistemas linfático, circulatório e respiratório.

Como montar uma sala de massagem aconchegante e tranquila

Há muitas maneiras diferentes para decorar uma sala de massagem. Seja ela simples ou com mais adereços, é importante que o ambiente esteja leve e tranquilo, contribuindo ainda mais com o massoterapeuta na arte de aliviar tensões e promover descanso físico e mental das pessoas. De forma geral, uma massagem bem feita, praticada em um ambiente aconchegante, contribui com sucesso como coadjuvante em patologias como dores musculares, contrações, espasmos, atonias e contorções musculares, luxações, edemas, debilidade sexual ou nervosa, distúrbios circulatórios, digestivos e intestinais, nevralgia e artrite, pré e pós-cirúrgicos em estética, cicatrizes e lesões em geral.

Massoterapia - massagem realizada com as mãos

A massoterapia nos dias atuais, onde o estresse da vida moderna obriga os homens a dobrar suas horas de trabalho, é uma excelente alternativa para aqueles que procuram por uma carreira sólida e promissora. No entanto, para atuar nesse mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, o profissional deverá estar devidamente treinado e capacitado para que se destaque como o melhor da atividade.

Atividades físicas para diabéticos - exercícios mais adequados

Um programa completo de atividades físicas é composto de exercícios de alongamento, aeróbicos e exercícios de fortalecimento muscular. Os exercícios de alongamento devem ser feitos no início e no final do programa diário. Cada movimento deve ser feito duas vezes, permanecendo-se de 15 a 20 segundos em cada posição. Já os exercícios aeróbicos são a parte principal de um programa para indivíduos diabéticos e devem ser escolhidos de acordo com a preferência e os recursos de cada um.

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