WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dores de cabeça, dores musculares e má digestão? Cure com pimenta

Além de animar em qualquer prato, as pimentas fazem bem à saúde. Pesquisas científicas atuais mostram que a capsaicina alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão

Dores de cabeça, dores musculares e má digestão? Cure com pimenta - Artigos CPT
 

Além de animar em qualquer prato, as pimentas fazem bem à saúde. Pesquisas científicas atuais mostram que a mesma substância que confere gosto picante às pimentas - a capsaicina - alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão. Esses benefícios são encontrados nas pimentas do gênero Capsicum (malagueta, dedo-de-moça, cumari).

De acordo com Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta, “São parentes próximos dos pimentões e representam a grande maioria das pimentas cultivadas no Brasil. A pimenta-do-reino pertence a outro gênero e a substância que causa sua ardência recebe o nome de piperina”.

1- Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens)

Vitamina C, Ácido Fólico, Betacaroteno Que é a Vitamina A, Vitamina E, Magnésio, Ferro, Zinco, Potássio, Aminoácidos e Diversas Substâncias Anticancerígenas, são algumas propriedades nutricionais da pimenta malagueta. Ele é antioxidante; ajuda a regularizar a pressão alta; ajuda a curar reumatismo, atrite e artrose; diminui o apetite auxiliando no emagrecimento; é boa para o coração; combate infecções; cura gripes e resfriados; cicatriza feridas; possui propriedades analgésicas; é antidepressiva; é energética, é anti-inflamatória; tem ação antibacteriana; é afrodisíaca e aumenta a resistência física.

2- Dedo-de-moça (Capsicum baccatum)


A pimenta dedo-de-moça possui nutrientes, como minerais, ferro e vitaminas A e C. Previnem várias doenças e infecções, assim como o envelhecimento precoce. Estimulam a circulação sanguínea e garantem uma melhor visão, cabelos e unhas fortes, menos resfriados e gripes. E os benefícios não param por aí, pois a pimenta dedo-de-moça ainda é analgésica; é anti-inflamatória; é energética; é estimulante; é afrodisíaca; é antioxidante; controla o colesterol; ameniza enxaquecas; é emagrecedora; e, por fim,  é reguladora de estômago e intestinos.

3- Pimenta Cumari ou Cumarim (Capsicum praetermissum)

Assim como as demais especiarias, a pimenta cumari traz nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.  Ela é antioxidante, previne o envelhecimento precoce, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares, previne o câncer, previne o diabetes, auxilia o trabalho digestivo, uma vez que estimula a salivação e a produção da secreção gástrica, e acelera o metabolismo, contribuindo para eliminar gorduras localizadas. Como se já não fosse o suficiente, a pimenta cumari ainda possui ação anti-inflamatória, melhora do sistema circulatório e fortalece o sistema imunológico. O valor nutricional da pimenta também é destaque, com presença de vitaminas A, C E e do complexo B, bem como minerais.

Duas curiosidades sobre as pimentas


1- Beber chá ou qualquer outro tipo de líquido de nada adianta para aliviar a ardência das pimentas. Muito pelo contrário, esses líquidos expandem a sensação de ardência. Somente a ingestão de leite ou óleo ou, ainda, comer um pedacinho de pão é capaz de diminuir a sensação de ardência deixado na boca.

2- Além de apreciada, por muitos, como tempero, a pimenta pode ser usada como medicamento. Em sua composição, ela apresenta vitaminas, propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Para os amantes da medicina natural, a pimenta é usada para aliviar dores de dente, de cabeça e estômago; controla os níveis de glicose no sangue; aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. Pesquisas recentes feitas na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) constataram que a pimenta é capaz, até mesmo, de diminuir riscos de doenças cardiovasculares. Outra boa notícia, é que a pimenta ajuda na obtenção da boa forma do corpo, já que ela possui uma substância que acelera o metabolismo e diminui a sensação de calor. Com a aceleração do metabolismo, o corpo fica quente e equilibra a temperatura externa e interna.

Fotos: Reprodução
Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Fontes: Teclando Tudo; Vivo e R7.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!