A função de qualquer empresa é oferecer alguma vantagem para um determinado perfil de clientes. No caso da imobiliária, isso não é diferente e seu foco é o atendimento à clientela. Porém, uma empresa imobiliária lidará basicamente com dois perfis de clientes com interesses opostos.
Entender os conceitos, as etapas e os processos inerentes à montagem e à administração de uma imobiliária é o ponto de partida para o estabelecimento e o sucesso do empreendimento. Qualquer empresa possui o objetivo precípuo de promover seu desenvolvimento sustentável. Porém, cada empresa detém suas peculiaridades e especificidades, que precisam ser exploradas de forma vigorosa para efetivamente alcançar esse desenvolvimento sustentável.
A atuação profissional no mercado imobiliário poderá ocorrer de duas formas: como pessoa física (corretor de imóveis) ou como pessoa jurídica (imobiliária). A profissão de Corretor de Imóveis é devidamente regulamentada pela legislação brasileira e o exercício das atividades e das funções inerentes à intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis exige capacitação e habilitação profissional. Para isso, é necessária aprovação em um curso de Técnico em Transações Imobiliárias, popularmente conhecido por TTI.