Como montar e administrar uma imobiliária

O papel das imobiliárias é promover e intermediar uma negociação imobiliária, fazendo a aproximação de pessoas e obtendo soluções para seus desejos e suas necessidades

Como montar e administrar uma imobiliária

O papel das imobiliárias é intermediar uma negociação imobiliária, obtendo soluções para seus desejos e suas necessidades

A função de qualquer empresa é oferecer alguma vantagem para um determinado perfil de clientes. No caso da imobiliária, isso não é diferente e seu foco é o atendimento à clientela. Porém, uma empresa imobiliária lidará basicamente com dois perfis de clientes com interesses opostos. São eles: o cliente-vendedor ou o cliente-locador que, por meio da imobiliária, disponibiliza seu imóvel para venda ou locação e o cliente-comprador ou o cliente-locatário, que está interessado no imóvel e procura a imobiliária para compra ou aluguel.

De modo geral, pode-se resumir que o papel das imobiliárias é promover e intermediar uma negociação imobiliária, fazendo a aproximação de pessoas e obtendo soluções para seus desejos e suas necessidades, podendo ainda prestar serviços complementares específicos, relacionados com o uso, a manutenção e conservação de imóveis.

Quando alguém pretende alugar ou vender um imóvel, ele poderá tentar fazer isso por conta própria, ou deverá contratar os serviços de uma imobiliária. O que impulsiona o cliente a contratar uma imobiliária é a tranquilidade de poder contar com uma empresa competente e especializada, que detém capacidade para oferecer soluções em negócios imobiliários de forma eficiente e satisfatória.

O cliente, que contratar uma imobiliária para realizar os serviços de divulgação e negociação do imóvel, estará dispensado de todas as inúmeras responsabilidades necessárias para que a negociação tenha sucesso. Todas as questões serão resolvidas diretamente pela imobiliária, que deverá ser uma empresa idônea, ética e eficiente na busca de alternativas negociais e na administração do valioso patrimônio imobiliário do seu cliente. E tudo, obviamente, será feito com bastante eficácia, competência e profissionalismo, considerando que é uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Como montar e administrar uma imobiliária

O seu sucesso dependerá do cumprimento rigoroso dos deveres e das obrigações da sua empresa, para assegurar a satisfação dos clientes

A decisão por montar uma imobiliária é sempre fundamentada no propósito de oferecer produtos e serviços para a clientela com o objetivo de obter lucros. Diante disso, torna-se fundamental identificar os clientes interessados nestes produtos e serviços, oferecendo-lhes algum diferencial competitivo.

“O desempenho, o destaque e o sucesso da sua empresa no competitivo mercado imobiliário estarão sempre atrelados à qualidade dos produtos e serviços oferecidos a sua clientela.”, afirma o professor Fernando de Magalhães Júnior, do Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Resumindo, o seu sucesso dependerá do cumprimento rigoroso dos deveres e das obrigações da sua empresa, para assegurar a satisfação dos clientes. Então, o empreendedor deverá planejar e executar ações competitivas importantes para conquistar o seu cliente, para demonstrar a ele que a sua empresa está preparada para lhe atender e solucionar qualquer situação envolvendo um negócio imobiliário, sendo imprescindível oferecer também alguma vantagem diferencial diante das inúmeras outras opções de produtos e serviços disponibilizados pela concorrência.

Uma estratégia interessante para oferecer soluções para seus clientes é a parceria que a sua imobiliária deverá desenvolver com outros profissionais especializados em setores complementares do mercado imobiliário (despachante imobiliário, advogado, engenheiro civil, arquiteto, bombeiro hidráulico, pedreiro, eletricista, gesseiro, pintor, serralheiro, marceneiro, loja de móveis e decoração de ambientes, paisagismo, jardineiro, chaveiro, vigilantes, empresa de segurança, empresa de controle de pragas domésticas etc.).

Essas parcerias estratégicas servirão para agilizar os processos envolvidos nas transações imobiliárias, atribuindo competência e eficiência nos serviços prestados pela sua imobiliária, gerando, ainda, a possibilidade de solucionar eventuais situações relacionadas com a documentação imobiliária e o uso dos imóveis.

No entanto, antes de iniciar o seu negócio, algumas considerações devem ser estudadas a finco. Estude, pesquise, aprenda sobre o negócio, escolha a dedo o capital humano que o ajudará nesse empreendimento, enfim, cerque-se de cuidados para que tudo saia de acordo com o planejado e sua empresa prospere no competitivo mercado.

Como montar e administrar uma imobiliária

Você deverá pesquisar, estudar e explorar o mercado imobiliário no qual pretende desenvolver a atuação da sua imobiliária

O Mercado
Pesquise o mercado imobiliário e o seu público-alvo, utilize a sua criatividade e conseguirá proporcionar algum diferencial que provocará o encantamento dos seus clientes. E atenção para não estabelecer um diferencial apenas no preço dos seus produtos e serviços. O cliente inteligente sabe relacionar preço e qualidade na prestação de serviços. A clientela também já sabe que poupar tempo e não ter aborrecimentos significa satisfação. Portanto, o cliente sempre prefere pagar o preço justo por um pacote de serviços que realmente ofereça uma solução para todas suas expectativas envolvidas em um intricado negócio imobiliário.

A Concorrência
É inegável que a montagem de uma imobiliária não é um negócio inédito. No mercado imobiliário, você irá competir com diversos concorrentes que já oferecem serviços de locação, corretagem de imóveis e administração de condomínios.

O sucesso da sua empresa dependerá principalmente do seu empreendedorismo e dos seguintes aspectos:
- da sua dedicação e do seu esforço;
- da competência da sua empresa na prestação de serviços; e
- os conhecimentos que você deverá obter sobre o mercado imobiliário.

O Negócio
Você decidiu montar uma imobiliária. Então, não economize esforços e faça tudo o que puder para ter sucesso no mercado imobiliário! Incentive seus colaboradores a realizarem treinamentos, estabeleça metas e remunere com premiação adequada a conquista dessas metas; demonstre para seus funcionários que eles precisam agir de forma ética e profissional. Tenha certeza de que, ao conseguir fazer com que seus funcionários, colaboradores e parceiros, diretos e indiretos, conquistem a confiança e satisfaçam os desejos, as expectativas e os anseios dos seus clientes, a sua imobiliária certamente alcançará o sucesso.

A Ética
É fundamental que você demonstre para seus funcionários e colaboradores que a estratégia ideal é agir sempre com ética, orientando o cliente de forma competente e profissional. Sua equipe não deve interferir de maneira inadequada, arbitrária e constrangedora nas decisões dos clientes sobre negócios imobiliários. Estipule normas e procedimentos de conduta para seus funcionários e colaboradores, que deverão ser obrigatoriamente observados para conduzir a postura profissional durante a prestação de serviços para sua
clientela.

O Planejamento Estratégico
Para obter sucesso com seu empreendimento empresarial, torna-se fundamental elaborar o Planejamento Estratégico da sua imobiliária. Trata-se da idealização dos objetivos empresariais, visando à escolha das formas de efetiva ação e atuação empresarial, com base nas condições internas e externas à empresa que podem influenciar na execução do plano estratégico. Também, é importante considerar a evolução esperada dos negócios empresariais, com a definição de estratégias contingenciais e alternativas. Portanto, para a montagem da sua imobiliária, você deverá refletir, investir e investigar sobre seus propósitos empresariais, formulando estratégias que determinem rumos ou formas de atingir esses objetivos.

Como montar e administrar uma imobiliária

O cliente prefere pagar o preço justo por um pacote de serviços que realmente ofereça uma solução para todas suas expectativas

O Público
O sucesso de uma imobiliária não depende somente da capacitação técnica e profissional da sua diretoria, dos seus funcionários/colaboradores e do seu pessoal de apoio (parceiros estratégicos e prestadores de serviços). É inegável que esse capital intelectual é fundamental para o sucesso e que, não havendo esse embasamento na competência técnica e profissional, pode ser impossível obter sucesso em qualquer empreendimento empresarial. Porém, com a compreensão da necessidade de pesquisar seu público-alvo, visando perceber as expectativas, os desejos e as necessidades da sua clientela e, especialmente, com o oferecimento de algum diferencial perante a concorrência, o sucesso certamente está assegurado no concorrido mercado imobiliário.

O Dono do Imóvel
Este obterá diversas vantagens com a contratação da imobiliária, tais como:
- economia de tempo e agilidade na concretização da locação ou da compra e venda do imóvel;
- divulgação ampla do seu imóvel, direcionada para o público-alvo, gerando penetração entre os clientes verdadeiramente interessados naquele negócio imobiliário;
- pessoal técnico devidamente capacitado e treinado para realizar os complexos serviços que envolvem as transações imobiliárias;
- atendimento especializado nas questões técnicas e legais relacionadas com locação ou compra e venda de imóveis;
- não terá de cuidar das questões burocráticas, documentação imobiliária, cartórios, tributação etc.
- consultoria de investimentos imobiliários, de maneira que poderá vislumbrar a evolução do seu patrimônio;
- análise de cenários e perspectivas econômicas;
- assessoria especializada nas situações que envolvem o estado de conservação do imóvel e seus pertences, acessórios e equipamentos;
- e várias outras vantagens competitivas.
Em contrapartida, visando ao pagamento pelos serviços prestados pela imobiliária, o cliente irá disponibilizar uma parcela do valor monetário que foi gerado pela própria negociação.

Resumindo, você deverá pesquisar, estudar e explorar o mercado imobiliário no qual pretende desenvolver a atuação da sua imobiliária (e isso engloba perceber e compreender o que o seu cliente deseja e o que seus concorrentes oferecem) para surpreender seu cliente, oferecendo diferenciais que promovam o encantamento e a fidelização. E ainda deve ser sempre considerada a necessidade de aprimoramento e aperfeiçoamento constante dos serviços oferecidos pela sua imobiliária, em busca de inovações e de oportunidades diferenciadas no oferecimento de produtos e serviços para seus clientes.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Negócios Imobiliários e, também, leia o artigo "Entre no mercado imobiliário com classe", clicando no link a seguir:  link http://www.cpt.com.br/cursos-negocios-imobiliarios/artigos/entre-no-mercado-imobiliario-com-classe

Por Silvana Teixeira

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Comentários

Ronaldo Rodolfo de Andrade

22 de dez de 2014

Achei interessante a matéria: COMO MONTAR E ADMISTRAR UMA IMOBILIÀRIA, inclusive sobre os Cursos de Capacitação Profissional. Sou corretor credenciado há mais de 15 anos e trabalho no ramo imobiliário há mais de 25 anos, porém, sinto a necessidade de aprender algo mais sobre como trabalhar com melhor qualidade e alcançar maiores objetivos, pois, a venda de uma imóvel de R$ 50.000,00 nos faz ter os mesmos esforços, responsabilidades e trabalhos que um imóvel de R$ 500.000,00, sendo a única diferença o valor da comissão a se receber na conclusão do negócio! Abs, Ronaldo.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de dez de 2014

Olá, Ronaldo!

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

Para maiores informações sobre o Curso CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária, nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Amarildo Berkenbrock

16 de mai de 2013

Bom dia gostei muito do modo das explicações dadas neste site estou pretendendo abrir uma imobiliária e só tenho a elogiar o modo como foi esclarecido as duvidas para mim grato .

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai de 2013

Olá, Amarildo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Não deixe de acessar nosso site para ficar por dentro de conteúdo em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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