No mercado de trabalho existem muitas pessoas exercendo o papel de manicure; isso é fato. O que falta, porém, são profissionais devidamente treinados, devidamente capacitados, para exercer com segurança e competência essa função. A diferença? Simples: a manicure faz unha e a ótima manicure faz clientes!
Para ingressar no mercado, na sua maioria feminino, o manicuro deve se especializar continuamente para prestar serviços com qualidade, e assim, atrair mais e mais clientes. Com essas qualificações, o produto final do seu trabalho comprovará a seriedade profissional, com preços compatíveis, rapidez e adequação aos mais modernos tratamentos, cumprindo as exigências do mercado atual
A preocupação com a higiene, com a saúde e o bem estar de sua clientela deve ser a principal meta do profissional manicure e pedicure. Como lida com regiões sensíveis e utensílios cortantes, como os alicates e tesouras, a manicure precisa estar sempre atenta à assepsia, tanto do material de trabalho, quanto do local de atendimento e da vestimenta utilizada, principalmente, durante as etapas do serviço. Este tipo de preocupação fará com que a profissional trabalhe com mais segurança, evitando adquirir ou transmitir certos tipos de doenças e contaminações. Sendo assim, limpar, desinfetar e esterilizar os utensílios e equipamentos utilizados para a realização de suas atividades, manter o local de trabalho sempre limpo e arejado, e cuidar de sua própria higiene e apresentação pessoal como um todo, devem ter caráter de absoluta prioridade.
Sâmara Turbay Pires, professora do Curso CPT Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos, destaca que a descoberta da radiologia revolucionou a medicina, pois, a partir dessa descoberta, surgiram outras possibilidades de exames por imagem que, associadas a outros exames, possibilitam o diagnóstico de certas patologias, auxiliando na definição de tratamentos mais específicos.
A palavra manicuro veio do latim manus que quer dizer mão. Curo quer dizer tratamento. Portanto, manicure é o tratamento das mãos e unhas. O mesmo acontece com a palavra pedicuro, que significa tratamento dos pés e unhas.
Seja honesto; Não minta; Pague suas dívidas; Seja asseado; Vista-se bem; Estude; Seja gentil e educado com os seus semelhantes; Honre seus compromissos e o nome da sua família; Não engane; Todos esses valores, num passado não muito remoto, eram passados de pais para filhos. Eram exigências que cuidavam e garantiam a boa imagem de um grupo de pessoas ou famílias. O nome que se dá a isto é Marketing Pessoal. No entanto, naquela época, a denominação dada à estes valores era apenas ?Nome?. Havia grande preocupação em se zelar pelo ?nome? da família. Os pais diziam sempre que era preciso fazer o seu nome ou preservar o nome. Isto não era só questão de aparência, mas de brio, orgulho e honra. As pessoas tinham orgulho do seu trabalho, do nome da sua família, e tudo isto era conseguido à força de muita luta que envolvia desde a educação dos filhos até a aparência pessoal. Mantendo limpos sua imagem e seu nome, portas se abriam sem a menor dificuldade. Ainda hoje, ao contrário do que se pensa, esses mesmos valores continuam os mesmos, porém renovados pela modernidade. Eles nos são cobrados a todo momento. Estão implícitos na sociedade e se não seguirmos as regras impostas por ela, nossa imagem é maculada. Temos de ter, cada vez mais, a preocupação de mantê-la limpa e livre de qualquer fator desagradável para que possamos vender nossas ideias e a nossa imagem.Aquele que se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe, que assim, procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente. Segundo os especialistas, ?marketing é o planejamento e a execução de todos os aspectos e atividades, produto ou serviço, em função do consumidor, visando sempre, lucros contínuos e a longo prazo.? Esta é uma definição clássica; mas e quanto ao marketing pessoal? Marketing Pessoal retrata todas as características que fazem com que um indivíduo se apresente bem, de forma idônea, perante a comunidade na qual está inserido. Antigamente, os valores, isto é, o patrimônio, se concentravam nas terras; era rico quem tinha mais terra; mais tarde, era rico quem tinha mais imóveis; hoje, é mais rico quem tem mais conhecimento.
Os artefatos de imagem são exibições de informações que não correspondem exatamente à verdadeira imagem da área examinada. Esses artefatos são frequentemente observados em exames ultrassonográficos.
Com suas clientes cada vez mais exigentes, as manicures têm buscado cada vez mais novidades para apresentar a elas e ser um diferencial no mercado, conquistando cada vez mais clientes e aumentando o seu negócio. Toda essa onda de novidades é sempre positiva se, claro, aliada às questões de higiene e segurança do estabelecimento.
Atuar como manicure e pedicure é ter uma profissão que, além de trabalhar com a beleza, trabalha, também, com a saúde das unhas das pessoas. Atualmente, podemos perceber que homens e mulheres estão cada vez mais vaidosos e em busca constante da elevação da autoestima.
O salão deve ser a projeção de sua imagem. Portanto, cuide da aparência do seu salão como se fosse a sua própria, tanto interna quanto externamente. Um visual atrativo e um ambiente aconchegante são bons captadores que atraem a clientela. No entanto, se a determinação da mudança não for guiada por um estudo prévio que contemple a imagem, o público-alvo e a localização do salão, por exemplo, o resultado pode ser um investimento perdido, uma aplicação errada, um tempo gasto inutilmente. E o prejuízo não será certamente apenas financeiro. Por isso, interpretar claramente essas variáveis, ou seja, como é a seu público, onde o seu salão está inserido, quais as modificações necessárias para atrair mais clientes, e tentar equilibrá-las no custo é o que distingue um salão bem sucedido dos outros. O cliente sabe o que quer e busca sua satisfação, acima de tudo.