WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você sabe como plantar lentilha?

Antes de plantar lentilha, é importante fazer a germinação das sementes, que devem ser sadias e não apresentar defeitos

Você sabe como plantar lentilha?

A lentilha (Lens culinaris) remonta o período pré-histórico, cultivada há 10.000 anos, no continente asiático, mais especificamente no norte da Síria. Atualmente, um dos maiores produtores de lentilha é o Canadá. No Brasil, a produção da leguminosa ocorre, na região Sul do país, devido às condições climáticas favoráveis à cultura. Cerca de 90% da produção é exportada para vários países.

Clima e solo


A lentilha se desenvolve bem em regiões com temperaturas entre 21°C e 24°C. Entretanto, a leguminosa consegue suportar a temperatura de 6,3°C (mínima) e de 27°C (máxima). Como requer boa umidade, ela deve ser irrigada, com frequência, principalmente em períodos de estiagem. A planta é exigente em luminosidade e, portanto, deve ser cultivada em áreas com boa incidência solar.

Quanto ao solo ideal para plantio de lentilha, ele deve apresentar alta fertilidade, boa drenagem, boa carga de matéria orgânica e pH entre 6,0 e 6,5.

Germinação das sementes


Antes de plantar lentilha, é importante fazer a germinação das sementes. Para isso, as sementes devem ser lavadas 6 vezes (no mínimo). Em seguida, elas devem ser colocadas dentro de um pode de vidro com boca larga, que deve ser coberto com gaze e preso com elástico. Depois, deve ser adicionada água até encher o vidro. Logo após, elas devem ser deixadas de molho, por 8 horas, em temperatura ambiente.

Após esse tempo, deve-se escorrer toda a água do pote. Em seguida, as sementes de lentilha devem passar por lavagem 3 vezes, pela manhã, e 3 vezes à noite. Depois, deve-se escorrer toda a água do pote. Isso deve ser feito por 4 a 5 dias até que as sementes germinem.

Plantio em vaso


Após germinar as sementes é o momento de plantá-las. Em um vaso pequeno com furos no fundo, deve-se adicionar terra misturada com esterco de curral (curtido). Em seguida, abre-se uma cova onde devem ser depositadas as sementes germinadas.

Depois, as covas devem ser cobertas com uma fina camada de substrato, que deve ser umedecido com água. Em 7 dias, surgirão os primeiros brotos de lentilha. Assim que as mudas crescerem, deve-se realizar o seu tutoramento para dar suporte às plantas.

Plantio em horta


As sementes a serem germinadas devem ser sadias e não apresentar nenhum defeito. Após a sua germinação, elas podem ser plantadas. Para isso, deve-se revolver o solo e remover todas as suas impurezas. Depois, esse solo deve ser misturado a esterco de curral curtido. Em seguida, deve-se abrir uma cova com profundidade de 2,5 cm onde serão distribuídas as sementes germinadas. O espaçamento recomendado é de 15 cm entre plantas.

Após o plantio, o solo deve ser umedecido. Em 7 dias, surgirão os primeiros brotos de lentilha. Da mesma forma que no vaso, as mudas de lentilha devem ser submetidas a tutoramento para dar apoio às plantas.

Colheita


A colheita de lentilha ocorre no verão, mais especificamente no começo de dezembro. Isso ocorre após 70 a 120 dias da emergência dos primeiros brotos.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Produção de Milhos Especiais

Produção de Amendoim de Qualidade

Fonte: aprenderaplantar.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!