WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Veterinário: como identificar e avaliar a dor em animais?

Entenda a definição de dor animal e os parâmetros utilizados na avaliação da dor em diferentes espécies


Definição e parâmetros para avaliação da dor em animais.

A Associação Internacional para o Estudo da Dor, desde 1979, define a dor como uma experiência sensorial e emocional adversa, associada a uma lesão potencial ou real nos tecidos e descrita com base nesse dano, explica a professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva, do Curso CPT Ética no Uso de Animais.

As escalas para medir o nível de dor são elaboradas a partir de muitas horas de observação do comportamento dos animais. Assim, alguns comportamentos padrões indicam a presença da dor, tais como: expressões faciais, vocalização, agressividade e depressão.


Alguns dados de sensibilidade de órgãos e tecidos em relação à dor:

• Córnea: entre os mais sensíveis, de 300-600 vezes mais que a pele.

• Dentes: terminações nervosas 20-40 vezes maior que na pele.

• Pele: muito sensível.

• Músculos: de sensibilidade média, aumenta com inflamações e isquemia.

• Articulações e ossos: relativamente insensíveis - aumenta com processos inflamatórios e degenerativos.

Escalas de reconhecimento e avaliação da dor em animais.

Dentre as muitas escalas para determinação da dor, a Escala de Grimace é uma das principais. Consiste em uma Escala Facial de Dor (EFD) que se baseia em escores para classificar a condição dolorosa a partir da expressão facial dos próprios animais. Inicialmente, ela foi elaborada para ratos, coelhos e cavalos e posteriormente estendida para outros animais.


Para coelhos, por exemplo, os pontos a serem observados são:


1 - Posição e formato das orelhas. 2 - Aperto orbital. 3 - Bochechas achatadas. 4 - Formato das narinas. 5 - Posição dos bigodes.

Para outros animais, os pontos observados são bem semelhantes, mudando apenas pontos mais fáceis de serem observados em cada espécie.

Outra escala de dor é a de Glasgow, que vai de escore de 0 a 3. Observe na figura a escala de dor composta de Glasgow para cães.


Definição e classificação do estresse.

O estado de estresse ocorre quando um animal encontra condições adversas, físicas ou emocionais, que causem distúrbios ao seu equilíbrio fisiológico ou mental normais.


O estresse pode ser dividido em:

Eustresse: envolve estímulos que não são prejudiciais e que iniciam respostas que beneficiam o conforto do animal, seu bem-estar, reprodução e funcionam na manutenção da homeostase (Selye, 1974).

Estresse neutro: não causa dano por si mesmo ao animal e provoca respostas que não são ruins, mas não ajudam ao bem-estar, conforto ou à reprodução (Breazille, I. 1987).

Distresse: pode ou não ser ruim por si mesmo ao animal, porém provoca reações adversas que: interferem com o bem-estar, conforto ou reprodução do animal e é capaz de induzir alterações patológicas.

É importante frisar que o estresse não é apenas físico. O estresse emocional também tem um impacto muito grande sobre o bem-estar animal.


Reflexões sobre sofrimento animal.

Tanto a dor quanto o estresse levam o animal ao sofrimento. Por isso, é tão importante considerar esses parâmetros e treinar as equipes para o reconhecimento dos fatores de dor e estresse, a fim de possibilitar intervenções antes mesmo que danos maiores ao bem-estar animal sejam causados.


Veterinário: como identificar e avaliar a dor em animais?

É Médico Veterinário ou profissional da área e atua com manuseio e uso de animais, seja em ensino, pesquisa e, ou experimentação? Este curso é obrigatório para você!

O Curso CPT Ética no Uso de Animais
 
é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?