WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai enviar leitões para o abate? Siga essas recomendações!

O carregamento e transporte dos animais terminados é uma fase muito importante na cadeia de produção que pode refletir negativamente no pós-abate em fatores ligados à indústria

Vai enviar leitões para o abate? Siga essas recomendações!   Artigos Cursos CPT

 

O carregamento e transporte dos animais terminados é uma fase muito importante na cadeia de produção que pode refletir negativamente no pós-abate em fatores ligados à indústria, como pior qualidade de carcaça e aumento de condenações por lesões, no frigorífico, e ainda prejuízos por perda de peso e mortes de animais.

O fornecimento de ração antes do transporte é um dos principais fatores que levam a perdas de animais por morte. "O estômago repleto de ração provoca uma pressão sobre o diafragma, dificultando mecanicamente a respiração e a atividade cardíaca, além de promover uma pressão sobre o nervo vago, a qual leva, indiretamente, a um estreitamento dos vasos cardíacos e, consequentemente, à morte", afirma Luiz Mário Fedalto, professor do Curso CPT Produção de Suíno Light - Mais Carne, Menos Gordura.

Um jejum alimentar de 12 h é praticado antes do embarque, sendo que a água fica disponível, sem restrição até o momento do carregamento. Esse jejum favorece um transporte tranquilo dos animais com menor estresse e mortes até o abatedouro, permitindo um esvaziamento mais efetivo do trato gastrintestinal, o que diminui os índices de contaminação de carcaças por ruptura de vísceras no frigorífico.

Normalmente, o carregamento se dá à noite, ou quando não é possível, nas horas mais frescas do dia. Para a condução dos animais ao caminhão, utilizam-se pranchas de madeirite, não sendo permitido, em hipótese alguma, o uso de chicotes, chutes ou palmadas e materiais que marquem a pele dos suínos, pois causam condenações na indústria. O espaçamento recomendado no transporte varia de acordo com o peso corporal. Variando de 0,30 m2 por animal de 90 kg a 0,50 m2 por animal de 120 kg.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Criação de suínos light? Isso é mesmo possível? Sim, é!
Porco brasileiro: cada vez mais magro e saudável!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?