WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Só lindas flores não basta: jardim tem de ter gramado!

Ao nos depararmos com um belo gramado complementando a área verde de um jardim, temos a certeza de que aquele é um lugar de repouso, de prazer e também de recreação e lazer

Só lindas flores não basta: jardim tem de ter gramado!   Artigos Cursos CPT


 

O gramado é muito mais que um elemento de composição da paisagem, pois possui uma função que vai além do aspecto estético. “Ao nos depararmos com um belo gramado complementando a área verde de um jardim, temos a certeza de que aquele é um lugar de repouso, de prazer e também de recreação e lazer”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro.

Um bom gramado é um elemento decorativo importante em qualquer jardim, pois a massa verde funciona como um plano de fundo, emoldurando árvores, arbustos, canteiros, cercas vivas ou outras espécies ornamentais que são colocadas isoladamente. Além de seu efeito decorativo, o gramado tem como função proteger o terreno, cobrindo áreas que não podem ou não devem receber plantas ornamentais ou que não podem servir como vias de acesso convencionais e com frequentes pisoteios no mesmo percurso.

Para incrementar a decoração do jardim, podem ser utilizadas várias ou somente uma espécie ou variedade de grama. A escolha da espécie, ou das espécies, será determinada pelo estilo adotado no projeto do jardim, pela função do gramado e pelas condições ambientais e de solo e clima.

Todas espécies ou variedades atuam na organização dos espaços ocupando o plano de piso e têm como principais características o porte baixo, o crescimento rasteiro e a resistência ao pisoteio. Os gramados podem ser implantados a partir de sementes, plugs ou mudas, placas ou tapetes (que são encontrados em diversas medidas, sendo que as mais comuns são 1,25 m x 0,40 m e 0,50 m x 0,50 m). Normalmente, utilizam-se tapetes ou placas para a implantação de jardins e plugs para a manutenção dos locais onde houver perda ou desgaste do gramado ou correção de pontos não cobertos pelos tapetes.

É vasta a diversidade de gramas encontradas no mercado atualmente, principalmente porque a diversidade de clima e de solos no Brasil é muito grande. No entanto, a escolha da espécie deverá ser feita, observando-se, além dos fatores já mencionados, a resistência, o preço e a preferência do cliente. Entre as variedades mais comuns, estão a Bermudas (Cynodum dactylum), a Esmeralda (Zoysia japonica), a São Carlos (Axonopus s.p.), a Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum) e a Zoysia (Zoysia matrella), além, é claro, da grama batatais (Paspalum notatun Flüggé).

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Projetando um jardim ecológico? Saiba mais sobre ele!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!