Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer melhorar as condições do solo antes de plantar? Adubação verde nele!

A adubação verde consiste em cultivar plantas com a finalidade de, geralmente, incorporá-las ao solo. Normalmente, as plantas preferidas para tal fim são as leguminosas

Quer melhorar as condições do solo antes de plantar? Adubação verde nele!   Artigos Cursos CPT

 

A melhoria do solo para fins agrícolas, através da adubação verde, já era praticada antes da era cristã pelos romanos e chineses. Segundo Granato (1925), os gregos cultivavam a fava e os romanos o tremoço, que eram secos, não para serem colhidos, mas para favorecer a cultura seguinte no mesmo terreno que, portanto, ficava beneficiada pelos resíduos da cultura.

“A adubação verde consiste em cultivar plantas com a finalidade de, geralmente, incorporá-las ao solo”, afirma Júlio César Lima Neves, professor do Curso a Distância CPT Aplicação Econômica de Adubos.

Normalmente, as plantas preferidas para tal fim são as leguminosas, em virtude do seu grande rendimento por unidade de área, da sua riqueza em nutrientes e do seu sistema radicular bastante ramificado e profundo, o que lhe permite extrair para sua nutrição os nutrientes que se encontram nas camadas subsuperficiais e, principalmente, devido à possibilidade de aproveitamento do nitrogênio atmosférico em simbiose (associação vital de dois seres de espécies diferentes).

Uma vez adicionada ou incorporada a matéria vegetal ao solo, esta sofre decomposição pela intensa ação dos microrganismos, cuja atividade depende de suficiente umidade e calor. Os benefícios causados por esta prática estão direta ou indiretamente relacionados à fertilidade do solo através das melhorias das condições físicas, químicas e biológicas.

Condições Físicas


A cobertura vegetal, tanto verde, como “morta”, reduz o impacto das gotas de chuva, evitando a erosão laminar e aumentando a umidade do solo, permitindo ainda maior agregação das partículas finas do solo, ocasionando maior infiltração de água no seu perfil.

Condições Químicas


A decomposição e a mineralização da matéria orgânica, principalmente das plantas leguminosas, aumentam os teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre e demais nutrientes na camada do solo que será explorada pelas raízes das culturas subsequentes. Uma das características do húmus, que é o produto da decomposição da matéria orgânica, é possuir alta superfície e cargas negativas, o que lhe confere grande capacidade de troca de cátions (CTC), ou seja, alta capacidade de adsorver cátions, tanto remanescentes do intemperismo quanto adicionados como fertilizante.

Condições Biológicas


A matéria orgânica influi no crescimento e desenvolvimento de populações de microrganismos, que conservam em circulação os nutrientes das plantas. Outro fator que acentua a importância das leguminosas utilizadas como adubo verde, é que estas controlam ou diminuem a população de nematoides fitoparasitas. A vantagem desse método de controle biológico, apesar da eficiência relativamente baixa, é que o seu efeito é muito mais prolongado (até o corte das leguminosas) e não polui o solo. Outra importância dessa prática, a médio prazo, é a diminuição de fontes de inóculos de pragas e doenças.

Algumas Leguminosas Usadas na Adubação Verde


♦ Mucuna preta
♦ Feijão de porco
♦ Guandu
♦ Lab-lab
♦ Crotalária palínia
♦ Crotalária juncea

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Amostras foliares: como coletar
- Quer aumentar a quantidade de nutrientes do solo? ADUBE!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!