WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ecoturismo - infraestrutura de operação: local e construções

O local e as construções de um empreendimento de ecoturismo devem favorecer a resolução de problemas ambientais, tais como armazenamento e retirada do lixo, fossas, entre outros

Local e construções.

A região deve conter atrativos de beleza cênica e culturais, potencial de observação de flora e fauna e formações naturais.

O turismo ecológico não demanda infraestrutura grande ou complexa, tornando-se um excelente negócio para o empresário rural. No entanto, se o empreendimento está sendo planejado para receber um grande fluxo de turistas, de forma permanente, como acontece, por exemplo, no Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, torna-se indispensável um planejamento ainda mais cuidadoso da infraestrutura.

Local para implantação

“O local a ser selecionado para a implantação de um empreendimento de ecoturismo deve observar alguns fatores essenciais”, afirmam os professores Fábio M. Hosken e Lúcia Maria Viggiano, do Curso de Ecoturismo – Diagnóstico, Planejamento e Operação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

São eles:

A região onde está situado o empreendimento deve conter atrativos de beleza cênica, atrativos culturais, potencial de observação de flora e fauna, formações naturais, enfim, arredores que justifiquem e atraiam a visitação dos turistas;

O local deve ser de fácil acesso, durante o ano inteiro, por via terrestre, aérea, fluvial ou marítima, e apresentar reduzido impacto ambiental para a construção das instalações.

Construções

As construções em um empreendimento de ecoturismo devem levar em conta algumas considerações primordiais.

São elas:

Não serem agressivas ao meio ambiente que as cercam, isto é, as edificações devem respeitar a paisagem, harmonizando-se arquitetonicamente com a natureza ao redor;

Utilizarem-se de matéria-prima local, sempre que possível, pois, dessa forma, estariam incentivando a indústria e a mão de obra das comunidades vizinhas ao empreendimento, muitas vezes, até barateando seus custos de produção;

Estarem situadas em locais que valorizem o contato do turista com o ambiente ao seu redor e que também favoreçam a resolução de problemas ambientais, tais como armazenamento e retirada do lixo, fossas, entre outros.

Leia outros artigos relacionados ao tema:

Coleta seletiva de lixo

Tratamento de esgoto

Cuidado com as águas

Elementos artificiais

Recreação e playground

Atividades culturais e atrativos

Possíveis impactos ambientais

Comunidades locais e políticas públicas

Equipamentos e serviços turísticos

Aprimore os seus conhecimentos, acessando os cursos da área Turismo Rural e Ecológico, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!