WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma breve história sobre as velas artesanais

Por volta do ano 50.000 a.C., já havia uma variação do que hoje chamamos vela, usada como fonte de iluminação artificial

Uma breve história sobre as velas artesanais   Artigos CPT


Por volta do ano 50.000 a.C., já havia uma variação do que hoje chamamos vela, usada como fonte de iluminação artificial. Eram usados objetos em formato de prato ou cubas com gordura animal, contando com pavio de fibras vegetais. Além disso, a gordura estava sempre em estado líquido. Relatos afirmam que, no ano 3.000 a.C., foi descoberta uma fonte de iluminação artificial, em formato de bastão, no Egito e na Grécia, o que pode ser direcionado para o formato original da vela.Já na Idade Média, as velas eram usadas em grandes salões, monastérios e igrejas. Naquela época, havia uma crescente demanda por esse importante instrumento de iluminação artificial, que era a vela, em especial, para ambientes fechados.

As velas produzidas com gordura animal (sebo) expeliam um odor nada agradável. Muitos também utilizavam como matéria-prima a cera das abelhas, mas esse material não era suficiente para atender toda a demanda. Na segunda metade do século XVIII, a companhia de gás de Londres introduziu o espermacete na iluminação pública. A substância retirada dos cetáceos tinha combustão mais lenta e, claro, gerava menos custos à administração pública.

A parafina, de que são compostas as velas modernas, só apareceria em 1854. Atualmente, são usadas a estearina e a parafina, ou misturas dessas substâncias derivadas do petróleo. A cera de abelha, considerada mais nobre e pura, ainda é utilizada, mas em menor escala.

Mesmo com o grande desenvolvimento humano, com a descoberta de várias outras fontes de iluminação artificial, as velas ainda ocupam um lugar de destaque junto à sociedade, seja para dar um ar de nostalgia aos ambientes, enfeitar bolos de aniversário, casamento ou qualquer outra comemoração, seja também para reverenciar crenças, religiões, dentre outros.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Como Fazer Velas Artesanais:


- Atividade estimulante e criativa como fonte de renda
- Preparo da parafina

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!