WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Benefícios da hidroginástica para idosos vão além do preparo físico

Algumas pesquisas demonstram que muitos idosos têm encontrado na hidroginástica um meio aliviar alguns distúrbios emocionais

Idosos fazendo hidroginástica

Um dos fatores indispensáveis para conquistar uma qualidade de vida satisfatória é a realização de atividades físicas, as quais fortalecem nossa estrutura corporal e previne doenças. Para a terceira idade, os exercícios também têm grande importância, pois à medida que envelhecemos, nosso corpo vai perdendo determinadas capacidades as quais podem ser mantidas ou parcialmente recuperadas ao se exercitar regularmente.

Entretanto, nem todas as práticas esportivas são recomendadas para aqueles que já se encontram em idade avançada, pois o risco de lesões pode ser extremamente alto. Nesse contexto, a hidroginástica surge como alternativa ideal para esse grupo, uma vez que, por ser praticada em ambiente aquático, não causa impactos nas articulações e não oferece ameaças de tombos, torções, batidas, entre outros.

Patrícia Tostes, professora do Curso Online Hidroginástica para a Terceira Idade, lista os seguintes benefícios da hidroginástica para todos os que a pratica, sobretudo para os idosos:

  • Melhora da saúde (estimular o sistema cardíaco e aumentar a circulação geral do sangue), tomando-se cuidados especiais com cardiopatas e diabéticos.
  • Aperfeiçoamento da coordenação dos movimentos (aparelho locomotor).
  • Fortalecimento o sistema muscular, principalmente dos membros inferiores, para uma melhor sustentação.
  • Ampliação a flexibilidade.
  • Possibilidades de manter e melhorar as atitudes diárias.
  • Integração à vida social (aumento no ciclo de amizades e maior participação em atividades conjuntas).

 

Algumas pesquisas demonstram que muitos idosos têm encontrado na hidroginástica um meio aliviar alguns distúrbios emocionais. Nos últimos anos, a atividade física vem sendo prescrita como uma alternativa de tratamento para atenuar algumas desordens, como a ansiedade, a depressão, baixa autoestima e sensação de solidão. Hoje, grande parte dos médicos prescreve a hidroginástica para seus pacientes da terceira idade, pois sabem das vantagens de uma atividade realizada na água e com menor risco de lesões, além de ser altamente prazerosa e relaxante.

Movimentando-se na água, o idoso deixa de ser sedentário e torna-se mais disposto para encarar a rotina diária, além de ter o processo de envelhecimento retardado. Todavia, não se pode esquecer que a hidroginástica para os membros da terceira idade deve ser oferecida e monitorada por profissionais capacitados e habilitados para tal, que elaborem programas de atividades compatíveis com o momento de vida de seus alunos e que exija avaliação clínica prévia.

 

Para se informar mais sobre o assunto, adquira o Curso Online Hidroginástica para a Terceira Idade oferecido pelo Centro de Produções Técnicas e Universidade Online de Viçosa.

Fonte: Vivo mais saudável - vivomaissaudavel.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!