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Administração de pequenas empresas - estratégia de praça

A estratégia de praça.

Como canais de distribuição dos produtos, você poderá utilizar lojas de varejo, atacadistas, representantes, internet e distribuidores.

Lembre-se da segmentação do mercado que você definiu. Para cada segmento, há uma estratégia de distribuição mais apropriada. Você deverá escolher o canal mais adequado, considerando a região geográfica, a política de distribuição da concorrência, as margens de lucro ou comissões dos representantes.

Dependendo do tipo de negócio, o ponto comercial pode ser um dos principais fatores de sucesso. Determinados tipos de negócios funcionam em qualquer lugar. Por exemplo: uma empresa que presta serviços de manutenção elétrica/hidráulica. O ponto não é tão importante assim. Poderemos comercializar os serviços pelo telefone. O cliente telefona solicitando o serviço e os técnicos se dirigem até sua residência. Para outras atividades, o ponto é fundamental. Uma lanchonete, por exemplo, deve estar próxima ao local de trabalho/residência dos clientes potenciais.

Nas suas investigações anteriores, você já deve ter informações suficientes para avaliar a importância do ponto para o sucesso de seu negócio.

Qual a estratégia que você utilizará para distribuir seus produtos?

Canais de distribuição são bastante variáveis. Você poderá utilizar lojas de varejo, atacadistas, representantes, internet e distribuidores.

Quais fatores interferem na escolha de determinado local para instalar sua empresa?

· sistema viário/vias de acesso (ruas e avenidas);
· fluxo de veículos/pedestres (observe a mão de direção das ruas e avenidas e de que lado da calçada as pessoas preferem andar. Dependendo do tipo de negócio, é importante se instalar do lado direito do motorista, no sentido centro/bairro, por exemplo);
· necessidade de local para estacionamento;
· barreira geográfica que possa afetar a visibilidade ou o acesso à loja;
· número de estabelecimentos concorrentes na rua/bairro (especialização);
· características físicas e a imagem dos concorrentes;
· localização do ponto em área residencial ou comercial;
· distância de outras regiões;
· potencial de crescimento da área;
· tendência à verticalização (construção de prédios);
· tamanho da loja/galpão/barracão;
· densidade populacional; e
· luvas e aluguel.

Inove na distribuição:

O grande desafio nesse tipo de diferenciação é:

Como tornar seu futuro produto/serviço mais acessível aos clientes?

Seja criativo para tornar isso possível. As soluções são variadas. Algumas empresas estão entregando compras em domicílio, com entregas rápidas ou via Correios. Outras aceitam compras por telefone, fax e Internet. Algumas estão abertas 24 horas. Vendas por reembolso postal, por meio da televisão, são outro recurso utilizado.

Se você quiser ser inovador em sua distribuição, deverá procurar um meio mais rápido e mais conveniente para entregar seus produtos/serviços. Com essa ideia em mente, procure facilitar o acesso ao produto/serviço. Torne-o conveniente e faça-o rápido. Abra os caminhos dos clientes em direção ao seu futuro negócio, em vez de esperar que eles venham até você!

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Por Andréa Oliveira.

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