Não se esqueça de que seus clientes não comprarão o que o seu produto/serviço é. Eles comprarão o que o seu produto/serviço fará por eles.
Por meio dessa estratégia, decisões devem ser tomadas. Lembre-se de que estratégia significa tomadas de decisão – relativas a quais produtos/serviços serão comercializados. Essas decisões, como as demais, deverão ser tomadas de acordo com as análises de mercado realizadas anteriormente.
· Quais produtos/linhas de produtos atendem às necessidades de nossos clientes?
· Quais os usos dos produtos?
· Quais suas características que podem distingui-los dos produtos dos concorrentes?
· Qual a faixa de preço?
· Que os clientes pensam a respeito de embalagem, cor, sabor, tamanho, garantias, manutenção, entrega, entre outros?
Respondendo a essas perguntas, você terá condições de definir/posicionar claramente seu produto/serviço no mercado.
Você deverá mencionar os principais pontos: o que o seu produto/serviço é, qual a tecnologia envolvida, tipo de embalagem, preço, quais os clientes que comprarão seu produto/serviço e por que comprarão. Procure explicar também quais são as principais características e os benefícios. Não se esqueça de que seus clientes não comprarão o que o seu produto/serviço é. Eles comprarão o que o seu produto/serviço fará por eles. Portanto, detenha-se mais na descrição dos benefícios do que nas características.
Conjunto de atributos ou características que compõem o produto e que são percebidas pelo cliente:
. Produto genérico: é a vantagem essencial apresentada pelo produto, ou seja, o serviço de base ou valor funcional;
· Produto esperado: compõe-se por tudo aquilo que acompanha o produto genérico, como: prazos de entrega, serviços, imagem, entre outros;
· Produto aumentado: é aquilo que é oferecido a mais no produto/serviço e que constitui uma qualidade que o diferencia da concorrência;
· Produto potencial: compõe-se de tudo aquilo que tem a possibilidade de ser realizável para encantar o cliente.
Diferentes necessidades que devem ser transformadas em atributos dos produtos e serviços oferecidos:
. Presteza: atendimento rápido, pequeno prazo de entrega, resposta rápida, entre outros;
. Ausência de defeitos: taxa de defeitos zero;
. Nada de interrupções: baixo percentual de tempo parado;
. Espaço: dimensões espaciais adequadas;
. Confiabilidade: tempo médio entre falhas, baixa incidência de falhas;
. Segurança: resistência à tração;
. Pureza: partes por milhões de impurezas, pureza dos materiais.
Antes de decidir as características dos produtos, serviços e processos de sua empresa, procure saber o que desejam os clientes. São as necessidades deles que devem ser atendidas. Portanto, desenvolva sempre uma relação entre as necessidades identificadas pela análise de mercado e o que deve ser atribuído aos produtos e processos desenvolvidos.
É necessário que você saiba transformar todas as necessidades e expectativas manifestadas por seus futuros clientes em atributos ou características do produto. A intenção deverá ser sempre a de encantar o cliente.
Leia outros artigos relacionados ao tema:
A importância das estratégias competitivas
Principais estratégias competitivas
Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Gestão Empresarial, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Mateus silva Araújo
24 de jun. de 2023Enprededo
Resposta do Portal Cursos CPT
27 de jun. de 2023Olá, Mateus Silva Araújo ! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT