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Administração de pequenas empresas - estratégia de mercado-alvo

Estratégia de mercado-alvo

Deve-se avaliar qual segmentação que você definiu para o seu mercado, pois isso é crucial para a definição das estratégias de marketing.

Por meio da estratégia de mercado-alvo, é feita a análise de seus clientes potenciais. Deve-se avaliar qual segmentação que você definiu para o seu mercado, pois isso é crucial para a definição das estratégias de marketing.

O mais comum em termos de segmentação de mercado é dividir as pessoas, como se segue:

· características demográficas: idade, renda, profissão, nível de escolaridade;
· características geográficas: cidade, estado, bairro em que vivem;
· características psicográficas: este item procura observar padrões de comportamento de um grupo de pessoas.

Exemplo: Jovens do sexo masculino ou mulheres que trabalham fora e ainda cuidam das tarefas domésticas.

Qual o comportamento desses grupos de pessoas?
O que gostam de fazer?
Qual o seu comportamento de compra?

Se sua clientela é composta de pessoas jurídicas (outras empresas), descreva quem são, qual o ramo de atividade, o tamanho das empresas, a localização, quais suas políticas de compra e outras características do mercado.

Independente da maneira que você segmente seu mercado, use esse tópico para explicar a segmentação definida. Tenha sua clientela bem definida e analisada. Você deverá também especificar quais as necessidades dos seus clientes potenciais. Explique também porque esses grupos de clientes irão adquirir seus produtos.

Qual a relação entre suas necessidades e seus produtos/serviços?
Existem outros produtos/empresas que satisfaçam as mesmas necessidades?
O que as suas pesquisas de mercado indicam a respeito das necessidades dos clientes?

Lembre-se de que você define seu produto/serviço quanto à necessidade de mercado. Mantenha o foco nas necessidades dos clientes e não no seu produto/serviço. Você ainda deverá analisar e descrever quais são as tendências de seu mercado.

Quais são os fatores que podem vir a mudar o mercado ou os negócios?

Leve em consideração aspectos relativos à moda, ao estilo de vida, ao desenvolvimento tecnológico e às mudanças nas necessidades dos clientes.

Neste tópico, você deverá descrever o crescimento do mercado. Tente colocar informações colhidas junto a consultores, associações/sindicatos, informações de jornais/revistas e de especialistas. Isso também influenciará as suas estratégias e, consequentemente, as suas previsões de venda.

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Por Andréa Oliveira.

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Comentários

Eliane Patricia de Paula Domingos

21 de mai. de 2013

Boa tarde! E com muito ,prazer que escrevo favorecendo o contato estabelecido pois o conhecimento é um grande marco em nossas vidas com essas teorias aprendemos muito com o fator produtivo gerando assim bens proprios e universal . Obrigada desde já!

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai. de 2013

Olá, Eliane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Não deixe de acessar o site para ficar por dentro de conteúdo em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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