A diferença só existe se for percebida e valorizada pelo cliente. Além disso, ele deve estar disposto a pagar o preço necessário para cobrir os custos da diferenciação.
As principais estratégias competitivas são:
Estratégia de diferenciação
Adotar essa estratégia significa que você irá destacar o seu negócio em um ou mais fatores críticos para o seu ramo de negócio. Trata-se de conseguir uma diferença no produto/serviço ou atendimento, que os clientes percebam e gostem.
Veja um exemplo de destaque em fatores de sucesso para um determinado ramo de negócio:
Imagine uma pizzaria que oferece serviço de entrega em domicílio.
Quais seriam os fatores em que valeria a pena ela se destacar?
Para esse ramo de negócio, um dos fatores críticos é a rapidez no atendimento, tanto no atendimento do telefonema do cliente como na chegada do produto à sua casa. Outro fator fundamental é ter um tipo de embalagem que garanta a conservação da temperatura da pizza até a entrega ao cliente. Além disso, é fundamental que a qualidade da pizza (em termos de sabor) não seja inferior à qualidade das pizzas servidas dentro das boas pizzarias da cidade.
A diferença só existe se for percebida e valorizada pelo cliente. Além disso, ele deve estar disposto a pagar o preço necessário para cobrir os custos da diferenciação. Na escolha dos diferenciais para a sua empresa, busque aquelas que sejam muito valorizadas pelos clientes, que sejam difíceis de ser imitadas pelos concorrentes e que sejam fáceis de colocar em prática.
Liderança de custo
Deve-se explorar todas as formas de redução de custos, sem ignorar as bases da diferenciação, sendo comparável ou aceitável pelos compradores. A empresa deve ser a líder.
Os diferenciais de uma empresa devem ser:
· aspectos do produto ou atendimento que sejam muito valorizados por seus clientes;
· difíceis de serem imitados pelos concorrentes;
· fáceis de colocar em prática.
Você sabe qual estratégia irá utilizar?
Antes de iniciar seu negócio, é muito importante que você defina as estratégias a serem utilizadas.
3 estratégias de negócio bastante utilizadas
1.A estratégia de inovação, em que os produtos devem conter características inovadoras, pioneiras, condizentes com as expectativas do tipo de cliente a ser atendido;
2.A estratégia de excelência operacional, em que a linha de produtos deve ser padronizada, ter preços baixos e estar disponível, de acordo com a conveniência dos clientes;
3.A estratégia da adequação ao cliente, que pressupõe a oferta de produtos, serviços e atendimento personalizado, como se tivessem “a cara dos clientes”.
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Por Andréa Oliveira.
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