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Administração de pequenas empresas - estratégia de promoção

A estratégia de promoção.

Um estratégia bastante eficiente de uma empresa é a promoção, pois, além de aumentar o número de vendas, melhora a imagem da empresa.

A promoção é outra variável controlável do composto mercadológico, com significado de comunicação. Neste caso, a empresa deve preocupar-se com as várias formas, que sejam eficientes, para informar os consumidores a respeito de seus produtos ou serviços e a formação da própria imagem da empresa. São várias as possibilidades para realizar este trabalho. Contamos com propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, merchandising e relações públicas.

Determinação dos objetivos da campanha promocional:

· desenvolvimento e formação da imagem da empresa;
· desenvolvimento e formação da imagem de um produto específico;
· promoção da categoria do serviço independentemente da empresa que o comercialize;
· venda de serviços da empresa;
· formação de um clima que permita a venda dos serviços;
· venda de serviços adicionais;
· melhora do nível de conhecimento do cliente em relação ao serviço oferecido;
· venda de fatores extrínsecos, isto é, tamanho, reputação e experiência da empresa.

Entre as formas promocionais correntes, uma das mais utilizadas é a propaganda. Os veículos pelos quais a propaganda chega ao consumidor são as mídias.

As mídias disponíveis são:

· jornais;
· revista;
· rádio;
· outdoor;
· busdoor ou taxidoor (propaganda pregada em ônibus e táxis);
· mala direta;
· cinema;
· faixas;
· cartazes; e
· telemarketing.

Vantagens das principais mídias:

Jornal

. Flexível;
. Cobertura intensa de mercados locais;
. Larga aceitação e uso;
. Boa credibilidade;
. Razoavelmente barato.

Rádio

. Mais fácil para produzir/custo menor;
. Uso massificado;
. Possibilidade de selecionar audiência (regional);
. Atinge melhor a população brasileira em função do analfabetismo.

Outdoor

. Flexível;
. Relativamente barato;
. Possibilidade de uso de cores chamativas;
. Exige pouco em termos de esforços e tempo das audiências.

Televisão

. Combinação de som, vídeo e movimentos;
. Apela aos sentidos;
. Cobertura em massa;
. Pode causar mais impacto.

Revistas

. Grande seletividade demográfica e geográfica;
. Possibilidade de usar boa qualidade e de reprodução;
. Veiculação maior (revistas semanais, quinzenais, entre outros);
. Fidelidade à revista facilita receptividade dos anúncios;
. Possibilidade do uso de aromas.

Mala Direta

. Seletividade;
. Flexibilidade;
. Personalização.

Cinema

. Custo menor;
. Bom índice de atenção;
. Possibilidade de causar bom impacto audiovisual.

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Por Andréa Oliveira.

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