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Administração de pequenas empresas - a importância das estratégias competitivas

Estratégia é oferecer produtos e serviços que tragam os mesmos benefícios para o cliente que os produtos ou serviços dos concorrentes, por um preço menor do que os deles

A importância das estratégias competitivas.

A concorrência no mundo dos negócios está cada vez maior e os consumidores estão aprendendo a ser mais exigentes. O desafio de manter uma empresa no mercado aumenta a cada dia.

Estratégia significa ganhar maior eficiência na operação do negócio, como conseguir comprar matérias-primas ou mercadorias mais baratas, racionalizar gastos, como energia elétrica e telefone, produzir em maiores quantidades, ter tecnologias mais eficientes para aumentar a produtividade, podendo, assim, vender mais barato. Estratégia também é oferecer produtos e serviços que tragam os mesmos benefícios para o cliente que os produtos ou serviços dos concorrentes, por um preço menor do que os deles. Pode-se também oferecer benefícios maiores, pelo mesmo preço.

“A escolha da estratégia competitiva não garantirá o sucesso de sua empresa, se você não puder sustentá-la diante de seus concorrentes. Você terá de continuar investindo para manter a vantagem competitiva que tiver conquistado, criando algum tipo de barreira à entrada dos concorrentes”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A concorrência no mundo dos negócios está cada vez maior e os consumidores estão aprendendo a ser mais exigentes. O desafio de manter uma empresa no mercado aumenta a cada dia. Você terá um desafio constante de buscar sempre um maior conhecimento das necessidades de seus clientes, conversando muito com eles e perguntando porque preferem fazer negócios com você e, se puder, conversando com os não clientes para saber porque não compram em sua empresa.

Uma empresa está bem posicionada no mercado, ou seja, tem uma boa estratégia de atuação, quando:

· oferece um bom atendimento aos clientes;
· possui diferenciação no atendimento, em relação aos concorrentes;
· tem bom relacionamento com fornecedores;
· cria barreiras à entrada de novos concorrentes.

Uma das principais preocupações do empreendedor deve ser a definição de uma estratégia competitiva. Isto quer dizer definir formas de ação que tornem uma empresa melhor do que as concorrentes. Para definir estratégias competitivas, você deverá conhecer bem as forças e fraquezas de seus concorrentes.

Alguns condicionantes da estratégia:

· voltada ao consumidor;
· opção inteligente, econômica e viável;
· envolve toda a empresa e coalizão;
· pouco formalizada e conscientizada.

Uma decisão estratégica envolve:

· senso crítico;
· interdependência sistêmica;
· incerteza;
· risco;
· criatividade;
· iniciativa; e
· conflito.

Natureza da estratégia

· de longo prazo: centrada em uma constância empresarial. Ex.: comprometimento com a qualidade/manter políticas claras de relacionamento com fornecedores e clientes/manter boas relações trabalhistas.

· contingenciais: Devem ser implementadas de forma a se antecipar a mudanças de cenários que estejam sendo previstas ou sempre que seja necessário para acompanhar os movimentos do mercado e avanços tecnológicos. Ex.: linha de produtos/processos de fabricação/práticas e estilo de comercialização.

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Por Andréa Oliveira.

 

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