- Anterior
- Próxima
Não mais se acentuarão o “i” e “u” tônicos dos hiatos quando, em palavras paroxítonas, forem precedidos de ditongos.
Exemplos do Acordo Ortográfico: baiuca, boiuno, cauila (variação de cauira).
Outros exemplos: fei-u-ra, fei-u-me, rei-u-no, Sau-i-pe, Bo-cai-u-va, Gua-i-ra.
Comentário:
Curiosamente, o Acordo Ortográfico inclui na lista anterior as palavras cheiinho e saiinha. Isso é um equívoco, dado que essas palavras já não tinham acento pelo fato de o hiato vir seguido de “nh”.
Observação:
Pelo próprio enunciado da regra, segundo a qual não se acentua o “i” ou o “u” tônico, quando precedido de ditongo, fica claro que ela só se aplica a palavras paroxítonas. Continuam, pois, acentuadas palavras oxítonas como Piauí, teiú(s), tuiuiú(s), citadas pelo Acordo Ortográfico, e outras, como sauí, a menos que, conforma a regra geral, o “i” ou “u” seja seguido de outra letra que não o “s”, como se vê em cauim e sauim.
Aprimore seus conhecimentos acessando o Curso Português para Concursos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Wagner mendes
3 de nov. de 2021Eu acho que os hiatos i e u, paroxítonas, quando precedidos de ditongo crescentes são acentuados, exemplo: Guaíba.