
“Cuidar dos cabelos deve ser uma prática indispensável a quem deseja fios brilhantes, fortes e saudáveis. Quando não são cuidados, os cabelos tornam-se quebradiços, opacos e sem vida, principalmente em climas secos e com baixas temperaturas. O couro cabeludo também sofre com o frio e requer os mesmos cuidados para evitar caspa e seborreia”, destaca Mitsue Mary Ávila Watanabe, química e professora do Curso CPT a Distância e Online Estudo dos Cabelos e Seus Tratamentos.
Se você não sabe cuidar dos cabelos no inverno, confira as dicas abaixo:
Quantas vezes devo lavar os cabelos?
Jamais deixe de lavar os cabelos mesmo em dias extremamente frios. Sem a lavagem regular, o excesso de oleosidade pode causar seborreia e consequente queda dos fios. As madeixas devem estar limpas para permanecerem brilhosas e sedosas. Entretanto, a lavagem capilar deve respeitar os tipos específicos de cabelo: oleoso, seco ou normal. No caso dos cabelos oleosos, a recomendação é lavar os fios diariamente. Se forem secos, os cabelos devem ser lavados dia sim, dia não.
Qual a temperatura ideal da água?
No inverno, geralmente os banhos são quentes, com água em temperaturas elevadas. Essa prática inadequada prejudica tanto a pele como os cabelos. O ideal é água em temperatura equilibrada, nem quente demais nem muito fria. Com o excesso de calor, a oleosidade do couro cabeludo aumenta, o que pode causar seborreia e caspa. Além disso, água em altas temperaturas abrem as cutículas dos fios, deixando-os quebradiços, ásperos e sem brilho. Uma boa dica é lavar os cabelos no chuveirinho com água fria.
Como devo secar as mechas?
A secagem dos cabelos é tão importante quanto a lavagem. Em épocas de frio intenso, as mechas não podem permanecer molhadas nem úmidas. Caso contrário, podem surgir micoses, caspa ou seborreia no couro cabeludo. Consequentemente, os fios enfraquecem e caem, pois o bulbo capilar é comprometido. Para evitar que isso aconteça, passe nos fios finalizador ou leave-in com proteção térmica e use secador em temperatura moderada. Com isso, seus cabelos ficarão sedosos e brilhantes.
Devo hidratar as mechas com maior frequência?
A hidratação profunda das mechas deve ser realizada quinzenalmente ou semanalmente. O inverno é tão prejudicial aos fios como o verão. Sendo assim, hidratar os cabelos deve ser uma prática comum o ano todo. Ela devolve a vitalidade das madeixas e protege os fios da ação nociva do frio. O tratamento caseiro com óleo de macadâmia, por exemplo, nutre os cabelos sem deixar resíduos. A aplicação deve ser feita, com movimentos leves e circulares, em todo couro cabeludo e na extensão dos fios.
E as mechas que passarem por tingimento?
Tingir as mechas com tons quentes - como vermelho intenso, cereja, castanho acobreado, castanho dourado ou demais cores vibrantes, é uma tendência no inverno. Em contrapartida, no inverno, esse procedimento requer cuidados extras para que os cabelos não se tornem opacos nem percam a cor rapidamente. Uma dica imperdível é aplicar nas mechas produtos antioxidantes, que cobrem os fios com películas protetoras, conservam a cor da tintura e trazem brilho às mechas.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Salão de Beleza.
Leia o artigo "Coloração dos cabelos femininos - altura de tom dos cabelos."
Fonte: blog.aneethun.com
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.