WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Planejamento na produção recheia o proprietário rural de lucros

O manejo integrado e a verticalização da produção são fatores essenciais para quem quer lucrar com sua propriedade rural

Atualmente, os desafios do produtor rural estão relacionados com os custos de produção. Isso quer dizer que ele precisa trabalhar com o conceito de manejo integrado e verticalização da sua produção, assim como construir um canal direto para a comercialização dos seus produtos. Esses são fatores essenciais para quem quer lucrar com sua propriedade rural.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses métodos nas diversas atividades rurais.

O porco é um animal que pode ser explorado com pequeno capital inicial.

Suinocultura

Analisando as áreas da indústria animal, pode-se dizer que não existe nada que produza melhores resultados práticos do que a criação de suínos, quando conduzida de forma criativa e inteligente. Por isso, a suinocultura é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Na criação desses animais, pode-se reutilizar vários insumos para outras atividades tanto nas grandes propriedades, como nas pequenas chácaras.

O porco adapta-se as mais variadas condições climáticas e é altamente prolífero. Ele também produz grande rendimento de carne, proporcionando lucros logo no primeiro ano. O sucesso da sua criação se dá, em grande parte, na boa aplicação dos princípios que orientam sua alimentação.

Avicultura

Na criação de galinhas, o manejo e a alimentação das aves são os pontos essenciais para o sucesso da criação.

Para essa atividade, as instalações podem ser simples. A ração inicial é a base da alimentação nos primeiros dias de vida dos pintinhos. Mas, após 40 dias as galinhas devem ter acesso a pastagem.

O produtor rural renato Bravo, coordenador do curso Como Tornar seu Sítio Lucrativo, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que “é comum as pessoas pensarem que os frangos não pastam, somente ciscam, mas isso não é verdade, os frangos pastam sim. E para que o pasto suporte o pastejo das aves, é preciso fazer um rodízio do mesmo”.

Assim, tenha duas áreas destinadas ao pastejo, pois enquanto os animais estão em uma área, a outra é recuperada com adubação e irrigação. Aos 65 dias de vida, não é necessário oferecer mais ração aos animais. Eles podem ser alimentados somente com vegetais e pelo aproveitamento de subprodutos de outras atividades. Dessa forma, sua produção terá uma redução de até 60% no custo  da terminação.

Cultivo em estufas

O cultivo em estufas é importante, porque algumas plantas se desenvolvem melhor em determinadas temperaturas.

A utilização desse tipo de cultivo pode evitar vários problemas, impedindo que as plantas fiquem suscetíveis às intempéries, por meio do controle da umidade relativa do ar e da temperatura. Um material ideal para a cobertura de estufas deve deixar passar as radiações, durante o dia, e ser opaco às radiações de maior comprimento de onda emitidas durante a noite, pelo solo e pelas plantas.

Na montagem do ambiente protegido, questões como resistência, vedação e orientação da direção dos ventos precisam ser verificadas.

Manejo integrado

Manejo integrado é uma prática agropecuária para baixar os custos de produção por meio do aproveitamento dos resíduos de uma cultura em outra. Uma dica do produtor rural Bravo, no curso do CPT, é o aproveitamento das vísceras não comestíveis, como intestino grosso e retalhos de corte. Após o cozimento, pode-se misturar esses resíduos ao farelo e oferecer às aves no campo.

Com o manejo integrado, os custos de produção são reduzidos.

Verticalização da produção

A vertizalização é a estratégia de agregar valor ao produto primário. Esse aumento chega a ser, em média,  de cinco a seis vezes. O mais importante é que o produtor tenha um canal direto de vendas, como feiras, entregas em domicílio, ou até mesmo trabalhar com o turismo rural.

“O produtor rural está sempre oferecendo matéria-prima para outros ganharem dinheiro. Mas, toda a escala de agregação de valor só terá realmente valor, se ao final nós (produtores rurais) vendermos bem nosso produto. Pense nessa solução! ”, comenta Bravo.

Em 2010, o turismo rural foi uma das atividades que mais cresceu no Brasil.

Turismo rural

Dentre as atividades que mais contribuem para a retomada do desenvolvimento rural, está o turismo. Em 2010, pesquisas indicaram que essa modalidade turística foi uma das atividades que mais avançou no Brasil, atingindo níveis de crescimento de 30% ao ano. O desafio para o produtor rural é buscar treinamento e capacitação.

O professor Fábio Hosken, especialista em turismo rural e consultor do SEBRAE em Minas Gerais, elaborou algumas dicas para os produtores no curso Agroturismo, desenvolvido pelo CPT. “Defina o produto turístico que pretende implantar na sua propriedade. Conheça outras experiências semelhantes, viaje, troque ideias com empresários do ramo, pesquise, planeje, consulte profissionais especializados e avalie o desafio que se impõe”, diz.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!