Você sabe a diferença de um professor líder de um professor autoritário? O professor líder compreende as necessidades dos alunos, cobra limites claros e estimula emocionalmente. Já o professor autoritário é rígido com normas, abstém-se da comunicação e do afeto
O professor facilitador, se apresenta como aquele que cria um ambiente favorável ao aprendizado. É você quem tem de planejar as atividades corretamente, oferecer os materiais necessários ao seu desenvolvimento e participar ativamente do desenvolvimento das experiências. O professor tem de ser tolerante e corajoso para se arriscar com novos desafios,
Na educação para o trânsito, o professor deve atuar como mediador, conduzindo o educando à reflexão e à busca de diferentes soluções para os desafios propostos. Para desenvolver essa prática, o professor deve
O professor catalisador tem a função de despertar o poder intelectual dos alunos, para que se percebam como sujeitos capazes de analisar, pensar e resolver problemas de uma forma natural. O professor tem de
O professor consultor deve observar atentamente, ouvir cuidadosamente e responder aos questionamentos de forma simplificada, sem delongas ou demonstrações de intelectualidade. Seu papel é incentivar as crianças a se envolverem em suas informações, colocadas muita mais como dicas de aprendizagem do que como explanações teóricas.
Você conhece a prova de velocidade nas competições equestres, chamada de Três Tambores? É muito popular pela participação de mulheres em rodeios completos. Nessa prova de velocidade, o cavalo e o cavaleiro fazem o percurso onde estão dispostos, em forma triangular, três tambores.
Na prova equestre conhecida como Seis Balizas, seis balizas simultâneas são colocadas distantes seis metros e meio umas das outras. O conjunto cavalo e cavaleiro deve contorná-las em alta velocidade e voltar. É uma prova que exige resistência, velocidade, grande flexibilidade e coordenação.
Em sala de aula, a interferência do professor deve ser a de coordenador, utilizando sempre uma linguagem clara e simples, sem adiantar o que as crianças podem sugerir, indagar e comparar sozinhas
O professor precisa cuidar de sua expressão e suas posturas corporais ao se relacionar com as crianças. Não deve esquecer que seu corpo é um veículo expressivo, valorizando e adequando os próprios gestos
O professor também é modelo para as crianças, fornecendo-lhes repertório de gestos, quando, por exemplo, conta histórias, pontuando ideias com gestos expressivos ou usando recursos vocais para enfatizar sua dramaticidade