WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saúde bucal - como os alimentos agem nos dentes

Saúde bucal - como os alimentos agem nos dentes

 

Quando falamos em saúde bucal, não podemos nos esquecer dos alimentos que ingerimos. São eles os responsáveis pelo bom desenvolvimento dos dentes e pelo bem-estar bucal do indivíduo. Entretanto, a ingestão de alguns tipos de alimentos podem acarretar o surgimento de cáries, placas, ou ainda o mau hálito, além do escurecimento dos dentes ou do seu desgaste. Por isso, devemos escolher alimentos saudáveis que fortaleçam os nossos dentes, levando-nos à plena saúde bucal.

Os refrigerantes, por exemplo, principalmente os de coloração escura, além de causarem o escurecimento dentário, corroem o esmalte dos dentes, tornando-os porosos e suscetíveis à cárie. O café, o vinho tinto e os sucos artificiais também causam o escurecimento dos dentes, se ingeridos em excesso. Principalmente, se os dentes já estiverem desgastados, o que facilita a absorção dos pigmentos contidos nessas bebidas.

Alguns alimentos saudáveis também possuem muitos pigmentos e podem gerar o escurecimento dos dentes. São eles: a amora, a cereja e a beterraba. Entretanto, não se deve eliminar tais alimentos da dieta, contanto que algumas medidas simples sejam adotadas. Após o consumo de alimentos como estes, enxágue a boca, com água em abundância, para diminuir a concentração dos pigmentos e, assim, evitar problemas futuros. Mas o melhor mesmo é o uso associado de escova de dentes e do fio dental, além de um bom creme dental.

O interessante é que há alimentos que neutralizam o efeito dos alimentos nocivos à saúde dos dentes, como a maçã. Se não houver como escovar os dentes, após comer chocolate ou chupar uma bala, coma uma maçã. Esta fruta, além de saudável, retira os resíduos do açúcar contidos no chocolate ou na bala. Da mesma forma, ela estimula a produção da saliva, ajudando a higienizar a boca e a remover a placa bacteriana.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles os cursos Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário  - ACD ou ASB e Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre saúde bucal:

A importância do hábito da higiene bucal

Como cuidar da saúde bucal do bebê

Como escovar os dentes e passar o fio dental

Como evitar cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito

Qual escova de dentes escolher e quando devo trocá-la

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!