WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saúde bucal - como cuidar da saúde bucal do bebê

Saúde bucal - como cuidar da saúde bucal do bebê

 

Desde os primeiros meses de vida, deve-se ter os devidos cuidados em relação à saúde bucal do bebê. Cabe aos pais se preocuparem com essa simples tarefa, que futuramente só lhes trará vantagens. É só embeber uma gaze em água filtrada e passar na gengiva do bebê, cuidadosamente, pelo menos uma vez ao dia, de preferência, ao anoitecer, antes de o bebê dormir. Após os 6 meses, uma dedeira apropriada para a higiene bucal do bebê deverá substituir a gaze.

Quando o bebê completar 1 ano e meio, os pais deverão dar início ao uso da escova de dentes infantil, bem como ao uso de um creme dental apropriado para a idade, geralmente, sem flúor.  Todos esses procedimentos devem fazer, desde cedo, parte da rotina do bebê para que, futuramente, ele aceite mais facilmente a escovação dentária, vendo-a como algo natural.

Quanto às visitas ao dentista, desde os primeiros meses de vida, o bebê deverá visitá-lo. Principalmente, se os primeiros dentinhos estiverem nascendo ou se os pais não controlarem o uso das mamadeiras. Além de muitos pais adicionarem açúcar no leite, muitos bebês demoram a sugá-lo, deixando-o em contato constante com o líquido, o que impede com que a saliva desempenhe o seu papel de limpeza e higiene bucal.

Uma boa tática para evitar futuras cáries em seu bebê, as chamadas cáries de mamadeira, é trocar a mamadeira com leite por uma mamadeira com água antes de dormir. Dessa forma, o bebê ficará tranquilo, até que adormeça, e sua boquinha, higienizada.

Quando a criança completar 2 anos de idade, os pais devem fazer a transição da mamadeira para o copo. Para isso, há copos especiais com tampa chamados de copos de transição. Entretanto, essa mudança tem de ser gradativa para que o bebê não sofra com isso. Comece trocando uma das mamadeiras do dia pelo copo e vá alternando até que ele aceite somente o copo. Esse hábito diminui muito a incidência de cáries no bebê.

Quanto ao uso da chupeta, esta também deverá ser retirada do bebê, de forma gradativa, antes que ele complete 2 anos de idade. Cabe aos pais controlarem o uso da chupeta e não a criança, para que ela reduza o seu uso naturalmente. Após essa idade, o risco de má formação da arcada dentária é bastante elevado, principalmente quando a criança completar os 5 anos, idade quando os dentes de leite caem.

Se a criança continuar com a chupeta, esta se tornará um obstáculo para os dentes permanentes prestes a nascer. Com isso, futuramente, os dentes poderão nascer tortos, o que levará a criança ao uso de aparelhos ortodônticos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles os cursos Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário  - ACD ou ASB e Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Brasil Escola, Saúde Terra, G1, Oral-B, Colgate e Wikipédia.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre saúde bucal:

A importância do hábito da higiene bucal

Como escovar os dentes e passar o fio dental

Como evitar cáries, placa bacteriana, gengivite e mau hálito

Como os alimentos agem nos dentes

Qual escova de dentes escolher e quando devo trocá-la

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!